Quarta-feira, 8 de Abril de 2009

O interesse do Perú: Potencialidades e Recursos

Vasco Filipe | C13

Mota-Engil (Translei S.A.)

Lima | Peru

Num momento em que a crise afecta todo o mundo, parecem ser os países menos desenvolvidos os menos afectados. O Peru apresentou um crescimento económico contínuo durante 87 meses, sendo ultimamente de 6,4% e a inflação a rondar os 1,6%.

É a estabilidade política e económica que se vive actualmente no Peru que permite que exista uma grande confiança para fazer investimentos, nomeadamente em áreas relacionadas com a construção.

Neste momento, Peru é um dos países com melhor clima económico para investimento na América Latina, pelo que não é de estranhar que países como a China, Estados Unidos, Canadá ou mesmo os vizinho chilenos apresentem interesses em investir nesta zona do globo. Por um lado, o Peru é um país repleto de recursos, desde a zona costeira - na actividade pesqueira é um dos maiores produtores mundiais, a zona da cordilheira dos Andes que atravessa todo o país contendo minerais como ouro, cobre, prata, zinco, estanho, etc. e cuja exploração se encontra no topo a nível mundial, até à selva amazónica, uma zona onde se começa explorar a possível extracção de petróleo. Por outro lado, é um país incapaz de os aproveitar correctamente devido à falta de mecanismos e de investidores nacionais. A presença do terrorismo nas últimas décadas, um governo semi ditatorial e talvez a sua colonização durante quase 300 anos levaram a que os capitalistas nacionais se reprimam e, por outro lado, levaram à pobreza do povo, cerca de 50% da população e a uma taxa de desemprego demasiado elevada. Desta forma, são as grandes economias que aproveitam esse facto e investem nestas áreas.

É possível sentir que o Peru, com um maior desenvolvimento a nível de infra-estruturas e um maior crescimento de empresas nacionais, poderia ver as suas receitas exponencialmente aumentadas com a exploração das referidas áreas como a extracção mineira, extracção petrolífera, construção, turismo, etc. No entanto, para nós portugueses, é interessante saber que existem empresas multinacionais portuguesas a investir, no Peru, nestas áreas e a querer aumentar os seus volumes de negócios, certamente um sinal de uma aposta ganha.

 

 

publicado por visaocontacto às 16:47
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28

.Artigos recentes

. NOVO LOCAL

. Vila do Bombarral recebe ...

. Empreendedorismo Contacto...

. Encontrão C3

. Contacto 13, solidário em...

. Carreiras: Rui Cristo (C1...

. Existências - Expo de Pin...

. Um pequeno gesto... Um gr...

. Mensagem de Natal

. Os contactos continuam a ...

. PROGRAMA CONTACTO - algun...

. Início do Contacto 14

.Edições

.tags

. todas as tags

.Contador

Amazing Counters
Oriental Trading Coupons

.Mapa Mundo

Locations of visitors to this page
blogs SAPO

.subscrever feeds