Segunda-feira, 11 de Maio de 2009

...

Ricardo Rôlo | C13

CGC Genetics Inc.

Newark (NJ) | Estados Unidos

A crise vem sendo um tema recorrente nos dias de hoje, sendo que estamos constantemente a ouvir novos desenvolvimentos e medidas de combate.

Nos Estados Unidos, para combater a crise, ouve-se falar em inúmeros milhões de dólares injectados na economia, nas instituições bancárias, de modo a colocar capital no “bolso” dos consumidores, das empresas, e deste modo conseguir criar empregos. Referem ainda que a Reserva Federal Americana deverá lançar um programa para estimular o crédito aos consumidores e às pequenas empresas. Ao nível dos impostos também haverá modificações no sentido de incluir alguns cortes e isenções fiscais. Todas estas medidas têm um objectivo comum, a recuperação económica.

É certo que a crise é à escala global e que dificilmente algum país sairá ileso. Contudo, a maneira como se enfrenta a crise é que poderá fazer a diferença.

No sector empresarial, enquanto umas empresas, em altura de crise, reduzem os gastos, os custos e os investimentos, aguardando por um clima de maior estabilidade, outras aproveitam para desenvolver o seu negócio e procurar novas oportunidades.

Felizmente, alguns empresários vêem a crise como um “horizonte de oportunidades”. Estas oportunidades podem ser ao nível do desenvolvimento de novos produtos, procura de novos clientes, reestruturações, planos de internacionalização, abertura de novas unidades, contratação de pessoal, entre outras.

A crise veio de algum modo fazer uma triagem em inúmeros mercados, em jeito de selecção natural, sendo que, apenas as empresas mais preparadas/eficientes conseguiram desenvolver ou manter a sua actividade. Findo este período o potencial de lucro será maior, dado que o número de empresas a actuar no mercado é menor.

Se no mercado em que uma empresa actua não há perspectivas de crescimento, a internacionalização poderá apresentar-se como uma alternativa viável. Internacionalizando, a empresa, poderá aumentar as receitas, conseguir uma posição privilegiada aquando da recuperação económica e aproveitar os incentivos disponibilizados.

Em Newark (Estado de New Jersey – U.S.A.), onde me encontro actualmente a trabalhar, existem inúmeros incentivos à instalação de empresas, que constituem óptimas oportunidades.

Empresas que pretendam instalar-se em Newark, podem contar com o apoio da Brick City Development Corporation (BCDC). Trata-se do principal dinamizador do desenvolvimento económico da cidade, tendo sido criado para manter, atrair e potenciar negócio, apoiar as pequenas empresas e estimular o desenvolvimento imobiliário na cidade. Os apoios prestados por esta entidade podem revestir-se de inúmeras formas, como a disponibilização de fundos, de estudos, de contactos relevantes para o negócio, pesquisa de parceiros estratégicos, entre outros.

Em Newark, existe ainda um pólo universitário científico-tecnológico (NJIT – New Jersey Institute of Technology) onde estão localizadas inúmeras empresas (nos edifícios do EDC – Enterprise Development Center) que estão a iniciar a sua actividade e que têm à disposição instalações com óptimas condições por valores bastante acessíveis. A parceria entre o EDC e o governo local, permite criar mais algumas medidas para captar investimento para a cidade, criar postos de trabalho e apoiar as empresas em início de actividade.

Para além de ser a sede de muitas empresas recentes, o Enterprise Development Center é também palco de inúmeras conferências, gratuitas, relacionadas com empreendorismo, candidatura a fundos governamentais, de incentivo ao crescimento, gestão de recursos humanos, entre outras. Mas o leque de serviços disponibilizados não se fica por aqui, disponibilizam ainda, “gratuitamente” (dado que faz parte dos serviços prestados pela entidade gestora do edifício a todos as empresas presentes) um consultor com uma vasta experiência no lançamento, gestão e desenvolvimento de inúmeras empresas, em diversos campos, para auxiliar as empresas que se encontram ali instaladas. Este auxílio poderá ser ao nível da elaboração do Plano de Negócio, da comercialização dos produtos, das estratégias de angariação de fundos, do licenciamento, entre outros. Essencialmente o auxílio prestado tem por objectivo ajudar as empresas a tomarem melhores decisões, a tornarem-se mais sólidas, rentáveis e bem sucedidas.

É em alturas de crise que estes e outros tipos de apoios se revelam preponderantes no desenvolvimento da actividade das empresas e no combate à crise.

Decorrente da situação económica actual, temos ainda o flagelo do desemprego. Com a redução de custos, em especial com pessoal, muitas profissionais viram-se numa situação de desemprego. Para uma empresa que necessita de recrutar profissionais qualificados existe, actualmente, no mercado (mais do que noutros tempos) um elevado número de profissionais altamente qualificados que, por força das circunstâncias, se encontram desempregados. Pela lei da oferta e da procura as empresas poderão contratar estes profissionais, com uma vasta experiência, por menos 20% a 30% dos valores praticados no mercado nos últimos anos.

A crise não é algo desejável. Contudo traz realmente algumas oportunidades, mas as empresas que delas pretendam tirar partido deverão estar bem preparadas, com uma estratégia concreta e cientes dos riscos envolvidos. Uma postura proactiva aliada a boas decisões estratégicas poderá ajudar as empresas, não só ultrapassar a crise, como a conseguir uma posição privilegiada na altura da recuperação económica.

tags: ,
publicado por visaocontacto às 15:37
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28

.Artigos recentes

. NOVO LOCAL

. Vila do Bombarral recebe ...

. Empreendedorismo Contacto...

. Encontrão C3

. Contacto 13, solidário em...

. Carreiras: Rui Cristo (C1...

. Existências - Expo de Pin...

. Um pequeno gesto... Um gr...

. Mensagem de Natal

. Os contactos continuam a ...

. PROGRAMA CONTACTO - algun...

. Início do Contacto 14

.Edições

.tags

. todas as tags

.Contador

Amazing Counters
Oriental Trading Coupons

.Mapa Mundo

Locations of visitors to this page
blogs SAPO

.subscrever feeds