Quarta-feira, 20 de Maio de 2009

O Novo Mundo das oportunidades

Elisete A. G. Barbosa | C13

AICEP Caracas

Venezuela Edição

 

Estou no NOVO MUNDO! Esta foi a minha primeira impressão da Venezuela!

 

À partida, a Venezuela não era um destino especialmente exótico, mas a verdade é que tudo se revelou diferente. Embora seja Ocidente e a cultura seja Latina, estamos cultural e socialmente muito distantes.

Nas ruas há sempre muita música, muito Sol e uma enorme multidão de pessoas que inunda as ruas de Caracas, mostrando a diversidade de culturas e gentes que fazem parte deste país, desde sempre habituado a diferentes raças.

 

As notícias que saíam nos meios de comunicação fizeram com que viesse para a Venezuela com o pré-conceito de que trabalhar numa representação da AICEP em Caracas ou seria uma tarefa titânica, ou então iria limitar-me a fazer o pouco que me era possível. Tudo se revelou muito diferente. O trabalho é muito, muito interessante e com tendência a melhorar.

Estou a trabalhar na Embaixada de Portugal em Caracas, onde está a Representação da AICEP na Venezuela.

Esta Embaixada é uma das representações com melhores relações diplomáticas com a República Bolivariana da Venezuela. E não podia desejar nada melhor. O meu trabalho consiste em responder o pedidos (diários) de empresários portugueses que não se deixam intimidar com as notícias que ouvem e decidem investir cá. Este país é de facto o American Dream de muitos portugueses que cá estão há vários anos, e o sonho daqueles que agora começam a investir. A representação da AICEP em Caracas tem-se revelado de uma importância vital.

 

Nós somos a ligação que une os empresários Venezuelanos aos empresários Portugueses . Fazemos uma “ponte” transatlântica a nível de negócios, facilitando e melhorando os contactos entre estes dois países. Há muito interesse e vontade, tanto por parte dos Portugueses que nos enviam os seus pedidos de Portugal, como por parte dos Venezuelanos que, devido à fama criada pela nossa já antiga comunidade de imigrantes ( até existe um Estado Federal que se chama PORTUGUESA), confiam e querem fazer negócios com empresários lusos. Caracas é uma cidade muito povoada, sendo uma das características mais marcantes desta população o facto de ser muito consumista, isto é, vende-se muito e em grande quantidade. Existem cerca de 30 shoppings de grande dimensão só em Caracas, os quais estão sempre cheios de compradores. Há vendedores de rua, vendedores de comércio tradicional, vendedores de shopping, enfim, aqui tudo se vende porque há sempre quem queira comprar.

 

A Venezuela é detentora de muitas e importantes riquezas naturais (minério, gás natural, petróleo) o que a inclui nas grandes cimeiras internacionais mas, é esta enorme massa consumista que torna este mercado tão apelativo. Aqui é a Terra das Oportunidades, pois de tudo se vende e de tudo se compra.

 

Recomendo a todos uma visita à Venezuela pois decerto ficarão impressionados com o potencial que existe aqui. Numa altura em que o conceito “crise” é um dado adquirido no Velho Mundo , do lado de cá não faltam oportunidades de fazer negócios.  

publicado por visaocontacto às 15:42
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28

.Artigos recentes

. NOVO LOCAL

. Vila do Bombarral recebe ...

. Empreendedorismo Contacto...

. Encontrão C3

. Contacto 13, solidário em...

. Carreiras: Rui Cristo (C1...

. Existências - Expo de Pin...

. Um pequeno gesto... Um gr...

. Mensagem de Natal

. Os contactos continuam a ...

. PROGRAMA CONTACTO - algun...

. Início do Contacto 14

.Edições

.tags

. todas as tags

.Contador

Amazing Counters
Oriental Trading Coupons

.Mapa Mundo

Locations of visitors to this page
blogs SAPO

.subscrever feeds