Domingo, 24 de Maio de 2009

Nada se cria, tudo se copia

Raul Paes | C13

 

AICEP Portugal

Noruega

 

O programa Inov contacto é um programa de estágios internacionais promovido pelo Ministério da Economia e da Inovação, apoiado pela União Europeia através de fundos comunitários, cabendo à AICEP Portugal Global a sua gestão.

Para mim, jovem estagiário do Inov 13, este programa apresenta-se como uma das melhores iniciativas de apoio aos jovens licenciados, permitindo-lhes, por um lado, uma visão abrangente do mundo, por outro, a possibilidade de aquisição de novos conhecimentos, com a consequente valorização pessoal, o que naturalmente se traduz numa mais valia para Portugal

 

 Nesta minha abordagem do Mercado Norueguês, dado que estou a estagiar nos escritórios da AICEP, e não tendo por isso um contacto directo com as empresas locais, parece-me importante explicar o sucesso do caso norueguês através daquilo que chamarei o modelo de pessoa (conceito pouco ouvido em Portugal), em vez do modelo de empresa. Isto porque acredito que são as pessoas que fazem o sucesso de um país ou empresa e não o contrário. Assim sendo, e tendo presente o modelo nórdico, destacarei como parte do seu sucesso duas grandes qualidades: a " organização" e o "planeamento". É a partir daquelas que toda e qualquer empresa é pensada e todo ou qualquer investimento é realizado.

 

A título de exemplo de como a forma de ser de um povo pode influenciar a sua organização produtiva, permito-me apresentar o caso concreto do investimento. Neste caso, são seleccionados todos os possíveis cenários, sendo cada um deles apoiado por um plano de emergência, com respectivos planos de apoio. Assim, e dentro de uma certa previsibilidade, todos os cenários são pensados ao detalhe. Esta forma de trabalhar, evidentemente que não exclui o erro, mas diminui-o em grande percentagem.

 

Um exemplo desta organização ficou bem expresso aquando do naufrágio do ferry  Estónia, a 28 de Setembro de 1994, numa travessia da Estónia para a Suécia que provocou 852 mortos. A peritagem técnica concluiu, então, que a tragédia podia ter sido evitada ou largamente minimizada se o ferry tivesse sido equipado com separadores no porão. Os separadores teriam impedido que a água que inundou o deck, onde estavam os automóveis, circulasse livremente pelo porão, evitando-se assim a capotagem e afundamento do barco. As autoridades norueguesas ordenaram a instalação de separadores em todos os ferrys que usassem portos noruegueses num prazo de 3 meses, apesar da oposição das empresas de armadores. A Suécia, por seu lado, levou até 2 anos para implementação desta medida, instaurada em 3 meses pela Noruega. Na restante Europa, foram necessários 8 anos para que este sector implementasse as referidas medidas de segurança, devido à resistência dos armadores, relutantes em verem seus custos acrescidos.

 

Face a isto não será caso para perguntar " serão os noruegueses mais inteligentes que os seus vizinhos europeus?” Quero acreditar que não. O que me parece óbvio é que, ao cometerem erros, os noruegueses têm maior capacidade de resposta e aproveitam erros cometidos para deles extraírem uma aprendizagem para o futuro, devido, designadamente, à sua postura perante a vida e, em especial, a forma como estão organizados

 

Mas, então porque é que os portugueses não seguem este modelo? Engana-se quem pensa que toda a “riqueza” (incluindo o capital humano) norueguesa vem do petróleo. Façamos como dizia o poeta " Nada se cria tudo se copia". (Claro que, salvaguardando, as devidas adaptações, tendo em conta a natureza e realidade portuguesas).

 

 

publicado por visaocontacto às 17:08
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28

.Artigos recentes

. NOVO LOCAL

. Vila do Bombarral recebe ...

. Empreendedorismo Contacto...

. Encontrão C3

. Contacto 13, solidário em...

. Carreiras: Rui Cristo (C1...

. Existências - Expo de Pin...

. Um pequeno gesto... Um gr...

. Mensagem de Natal

. Os contactos continuam a ...

. PROGRAMA CONTACTO - algun...

. Início do Contacto 14

.Edições

.tags

. todas as tags

.Contador

Amazing Counters
Oriental Trading Coupons

.Mapa Mundo

Locations of visitors to this page
blogs SAPO

.subscrever feeds