Sexta-feira, 29 de Maio de 2009

Uma Viagem entre a Andaluzia e Portugal

Tânia Maia Machado | C13
Turismo de Portugal I.P. - AICEP Portugal Global
Madrid | Espanha
 

Espanha é um país sábio na actividade turística, não sendo por acaso um dos Países mais visitados do Mundo, e que mais receitas gera.

 

A oferta diversificada dos produtos turísticos, a criatividade dos produtos complementares, tal como a Animação Turística, satisfazem as diversas motivações de um turista. Estes, ainda são surpreendidos pela capacidade de improvisação e adaptação do mercado, face à global conjuntura económica.

 

Actualmente a Criatividade e a Inovação são Factores Críticos de Sucesso perante a conjuntura económica. E como o velho ditado diz: “Há males que vêm por bem ”. A crise é uma mudança benéfica que desperta a monotonia do sector, reinventando-se e afirmando-se como nunca antes. É uma luta constante, mas não feroz, na actividade promocional. Os espanhóis não prescindem das férias, dos momentos de evasão, procuram alternativas low cost e experiências nunca antes vividas. Abram alas à imaginação…

Vamos conhecer um pouco a realidade de Espanha, e concretamente da Andaluzia, para descobrir em que pontos Portugal pode aumentar a sua vantagem competitiva como destino turístico por excelência, perante a actual situação económica, aproveitando a proximidade geográfica e virtual.

 

ESPANHA

A maioria das viagens dos residentes foram realizadas em períodos de fim-de-semana e de férias. O próprio país é o destino preferido em 92,9% das viagens realizadas (turismo interno), sendo apenas 7,1% as viagens realizadas ao exterior (turismo emissor).

Uma característica habitual nas viagens dos residentes em Espanha, é a importância do turismo inter-regional. Determinadas comunidades optam maioritariamente por viajar dentro do seu território, a Andaluzia concretamente, apresenta 80,8% do seu turismo interno como intra-regional. Apenas 9,1% dos andaluzes saltam das suas fronteiras à descoberta do estrangeiro.

 

ANDALUZIA

Seguem-se dados importantes para entender a relevância da captação deste mercado:

 

É a Comunidade Autónoma Nº 1 em:

- População.

- Destino receptor de turismo nacional.

-  Destino de férias de Verão.

- Receptor líder em excursionismo.

-  Acréscimo de viagens (0,6%).

 

O meio de transporte mais utilizado para aceder ao destino é o carro (89%).

      

O método de organização da viagem independente é o seu preferido (88,1%).

 

Mais de 2/3 dos andaluzes compram o alojamento através da Internet, procuram informações concretas do destino e seus produtos turísticos, e 10,4% reservam outros serviços. A compra de meio de transporte representa 44,7% (preferencialmente voos low cost).

 

Quanto ao alojamento, recorrem em 46,2% a hotéis e pensões. Tão importante como este, é o alojamento não hoteleiro, ou seja, apartamentos, casas, chalets com um peso na ordem dos 43,7%.

 

- O gasto turístico médio por pessoa e por dia ronda os 46,26€.

 

- O gasto dos turistas rurais andaluzes é superior ao da média nacional (165,80€). Nove em cada dez turistas rurais têm a intenção de  conhecer novos mercados.

 

- Os turistas andaluzes apresentam um grau de fidelização elevado (88%).

 

As actividades mais importantes realizadas pelos turistas na Andaluzia foram: compras (71%), passear pelo campo (54%), praia (51,7%), visitas culturais (47%), salir de copas (41,8%), e gastronomia e vinhos (38,6%).

 

Analisado este cenário, verificamos que, este mercado emissor é caracterizado pela autonomia na decisão do destino a visitar e com poder de compra. A proliferação das novas tecnologias, do formato Web 2.0, o uso do transporte privado e a ausência da consulta de intermediários no processo de compra, reforça a importância dos Organismos Oficiais de Turismo para promover o destino, a marca Portugal e captar este segmento de mercado.

 

Por que não seduzir os andaluzes, a saír da sua redoma, a visitar o surpreendente, o moderno, cosmopolita, saboroso, divertido PORTUGAL, aqui tão perto, mesmo ao lado? Portugal Convida… E o Turismo de Portugal, IP tem realizado esforços consideráveis nesse sentido.

 

PORTUGAL

Como consta no Travel&Tourism Competitiveness Report 2009, Portugal assume-se no ranking dos 20 países mundiais, mais atractivos e competitivos, ocupando o 17º lugar, sobressaindo as  excelentes infra-estruturas rodoviárias, a hospitalidade, a óptima relação qualidade/preço das super-estruturas turísticas.

 

Outro facto a destacar: o Turismo de Portugal subiu ao pódio em 1º lugar, com o prémio de melhor Organismo Oficial de Turismo Europeu, na edição de 2008, dos World Travel Awards (WTA), os Óscares do Turismo.

A actividade turística é a única capaz de gerar resultados positivos a curto e médio prazo, na economia. Seguem-se alguns exemplos de actividades que o Turismo de Portugal tem realizado, que contribuem para este efeito, através da divulgação do destino e marca Portugal:

 

-   Quinzena Gastronómica nos El Corte Inglês do país, em Junho.

-   Campanhas Publicitárias em diversos meios, realizadas na Andaluzia, que atraem não só os Andaluzes, como também os turistas estrangeiros que aí veraneiam.

 

As actividades acima mencionadas proporcionam uma experiência vivencial ao turista, pelo que, é fundamental gerar aproximação, para fluir uma boa campanha de Marketing Word of Mouth, com baixos custos associados. Os eventos são um mote de atracção, ajudam a atrair mais turistas, aumentam a sua permanência média no país e são divulgados boca a boca, e através das novas redes sociais.

 

Exemplo de outros produtos que poderão fortalecer a relação turística entre a Andaluzia e Portugal são:

- As Rotas do Legado Andalusí, que percorrem a Andaluzia, passando pelo Algarve e Alentejo – descobrem zonas menos turísticas, aldeias encantadas e desenvolve o efeito económico multiplicador nas regiões associadas.

 - Festivais de Verão, a um preço inferior aos festivais de Espanha, com as mesmas bandas, Por exemplo, um grupo de amigos que venha ao Festival Sudoeste, diverte-se, coloca fotos nas suas redes (Hi5, facebook…), mostrando assim à comunidade internauta o país. Bem como, pode fidelizar-se este segmento, os jovens de hoje são os adultos de amanhã.

 

Portugal é um país a descobrir, com beleza inigualável. Muito mais há a mencionar. Vamos descobrir também nós próprios o nosso Portugal, visitem-no em: http://www.descubraportugal.com.pt/edicoes/tdp/index.asp

 

DESCUBRA UM PORTUGAL MAIOR

-   Presença na FITUR, com o tema: Portugal escenario de grandes eventos.

publicado por visaocontacto às 13:10
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28

.Artigos recentes

. NOVO LOCAL

. Vila do Bombarral recebe ...

. Empreendedorismo Contacto...

. Encontrão C3

. Contacto 13, solidário em...

. Carreiras: Rui Cristo (C1...

. Existências - Expo de Pin...

. Um pequeno gesto... Um gr...

. Mensagem de Natal

. Os contactos continuam a ...

. PROGRAMA CONTACTO - algun...

. Início do Contacto 14

.Edições

.tags

. todas as tags

.Contador

Amazing Counters
Oriental Trading Coupons

.Mapa Mundo

Locations of visitors to this page
blogs SAPO

.subscrever feeds