Domingo, 12 de Julho de 2009

...

António Farinha | C13

Hewlett-Packard
Galway | Irlanda

Com os estágios desta edição 13 do INOV Contacto a chegar ao fim, muitos estagiários se deparam com a questão do que fazer a seguir. Enquanto alguns mal podem esperar para voltar ao seu cantinho, muitos são aqueles que preferem continuar a explorar o Mundo fora do nosso pequeno Portugal. E enquanto alguns têm a sorte de lhe ser oferecido um lugar na empresa que os acolheu durante o estágio, também os há que vão ficar sem emprego daqui a poucas semanas e estão à procura de algo para fazer a seguir.


E é principalmente para estes últimos que este artigo é direccionado. Também poderá ser útil aos que voltam a Portugal, mas estes gozam de um outro nível de conforto que lhes permite a utilização de meios mais convencionais. Vou falar de 3 websites que podem ser úteis na tarefa de encontrar emprego.

LinkedIn

 

O LinkedIn é uma rede social online para contactos profissionais. É como que um Facebook ou Hi5 mas direccionado para criar relacionamentos profissionais, entrar em contacto com potenciais parceiros de negócio e encontrar emprego. Lançado em 2003, o site conta com mais de 40 milhões de utilizadores e continua com um rápido crescimento. Isto significa que é possível encontrar lá pessoas de todo o Mundo e de todas as indústrias.
Como em qualquer outra rede social, cada utilizador preenche o seu perfil, que neste caso tem o formato semelhante a um currículo. A partir daí é começar a adicionar contactos profissionais. Estas "ligações" directas permitem chegar a novos contactos, através de introductions, um mecanismo +ar que um dos nossos contactos nos apresente (através do site) a um novo contacto. Este sistema permite o alargamento da rede de contactos.


Estão também presentes os grupos cujo objectivo é juntar pessoas com características comuns: trabalharam juntas ou na mesma empresa, estudaram juntas ou na mesma escola/universidade, ou que simplesmente tenham interesses comuns.
O sistema de recomendações permite dar feedback sobre o trabalho desempenhado, servindo assim como se fosse uma carta de recomendação.


Por último, a pesquisa oferece a possibilidade de refinar os resultados segundo vários parâmetros, permitindo facilmente encontrar quem se procura.

Glassdoor
 

O objectivo do Glassdoor é utilizar o conhecimento das massas e o excelente poder agregador que as novas tecnologias e a Internet nos proporcionam para reunir informação que de outra forma estaria espalhada e, na prática, inacessível. O site permite encontrar e partilhar (de forma anónima) opiniões, avaliações e detalhes salariais de empregadores específicos.


Para quem quer saber mais sobre o ambiente de trabalho de determinada empresa, o Glassdoor faz questionários de satisfação aos seus utilizadores sobre a empresa onde trabalham/trabalharam e apresenta os resultados de forma agregada.


Se o que procuram é informação sobre salários, é possível consultar os salários por cargo, cidade e empresa.
A mais recente adição ao site é uma secção de entrevistas, que disponibiliza relatos de utilizadores que passaram por processos de recrutamento e que partilham a sua experiência como forma de ajudar futuros candidatos.
A única "falha" deste site é o facto de a maior parte da informação ser referente a empresas nos Estados Unidos, mas já se consegue encontrar alguma informação relativa a outras grandes cidades mundiais.

oDesk

 

Se a ideia não é arranjar um emprego fixo mas sim trabalhar como freelancer, o oDesk pode ser uma boa solução.
Além de fornecer uma forma fácil de procurar trabalhos, é também dada informação sobre cada cliente, incluindo trabalhos adjudicados no passado e feedback dado pelos fornecedores dos serviços sobre os mesmos. A gestão dos pagamentos é também gerida pelo site, o que pode facilitar em muito as burocracias associadas a tal.


A obtenção de trabalhos começa com uma candidatura que é avaliada pelo empregador, que consulta o perfil dos candidatos onde pode encontrar informação sobre trabalhos anteriores e qualificações (complementadas por testes de aptidão realizados no site). Uma vez obtido um trabalho, o site disponibiliza ferramentas que facilitam a comunicação entre as duas partes.


Enquanto que uma boa parte dos trabalhos estão relacionados com webdesign e desenvolvimento de software, já se encontra um grande número de trabalhos na área de escrita, tradução, contabilidade, finanças e marketing.

publicado por visaocontacto às 11:54
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28

.Artigos recentes

. NOVO LOCAL

. Vila do Bombarral recebe ...

. Empreendedorismo Contacto...

. Encontrão C3

. Contacto 13, solidário em...

. Carreiras: Rui Cristo (C1...

. Existências - Expo de Pin...

. Um pequeno gesto... Um gr...

. Mensagem de Natal

. Os contactos continuam a ...

. PROGRAMA CONTACTO - algun...

. Início do Contacto 14

.Edições

.tags

. todas as tags

.Contador

Amazing Counters
Oriental Trading Coupons

.Mapa Mundo

Locations of visitors to this page
blogs SAPO

.subscrever feeds