Sábado, 1 de Agosto de 2009

Próxima parada: Madrid

Maria Gama | C13

 

Parque Científico de Madrid

 

Madrid | Espanha

 

A sequenciação de ADN é uma técnica utilizada na Biologia Molecular, que consiste na determinação dos nucleótidos (unidades constituintes do DNA). Esta técnica tem vindo a ganhar cada vez mais importância, sendo das poucas utilizadas nas ciências da vida que não se baseia em modelos experimentais prévios ou hipóteses. A partir do momento em que se começou a sequenciar fragmentos de ADN, foram descobertos dados relevantes sobre a estrutura e funcionamento de genes, sobre a interacção entre eles e até novos genes.

 

Com o principal objectivo de sequenciar o genoma humano na sua totalidade nasceu, em 1990, o Projecto Genoma Humano (HGP), desenvolvido em parceria por vários países, nomeadamente os Estados Unidos da América, Reino Unido, Japão, França, Alemanha e China. Esta tarefa foi concluída em 2003, um momento de extrema importância para a ciência. Neste projecto também foram sequenciados outros organismos não humanos, como a bactéria Escherichia coli, causadora de enfermidades do estômago, e a mosca da fruta, que possui semelhanças genéticas com os humanos. O conhecimento destes organismos é de extrema importância para que seja possível conhecer as suas capacidades naturais, podendo este conhecimento ser aplicado em áreas tão distintas como a saúde, agricultura, produção de energia, bioremediação, entre muitas outras. Todo este projecto foi acompanhado por um Comité de Ética, Legalização e Questões Sociais (ELSI) para legislar a informação proveniente do HGP.

 

Como a maior parte das doenças tem uma componente genética, o desvendar do genoma permitiu encarar novas formas de diagnóstico, tratamento e prevenção. Nasce assim a Terapia Génica, uma forma de tratamento que consiste na modificação e manipulação directa do material genético afectado, de modo a corrigir a anomalia genética causadora de doença. Surgem também os primeiros testes genéticos baseados na análise de DNA, que hoje em dia já são utilizados regularmente. Entre os cerca de 1000 testes que actualmente se encontram no mercado temos, como exemplos, o diagnóstico de doença de Alzhmeir, doença de Huntington ou Fenilcetanuria. A comunidade científica continua a estudar a melhor forma de transmitir a informação apreendida destes testes aos pacientes já que, a sua interpretação ainda não se encontra totalmente segura e há ainda o receio que a informação possa cair em mãos erróneas (seguradoras, etc). Com estes avanços surgem também as primeiras consultas de aconselhamento genético para doenças hereditárias, para que seja possível saber qual o risco de contracção de determinada doença.

 

O próximo grande desafio para a genética será investigar a função de cada um dos genes, com importante enfoque para o papel dos genes causadores de doença.

 

O meu estágio, que se realizou no Departamento de Genómica do Parque Científico de Madrid, centrou-se especialmente na sequenciação de ADN. Dado que durante o meu curso não tive oportunidade de aprender esta técnica, o início do estágio foi marcado pela necessidade de reter muita informação em pouco tempo. Houve um período de adaptação, em que tudo era novo e em que eu sentia que o peso da responsabilidade era muito, para alguém de que ainda estava a aprender. Assim foram os primeiros dias de trabalho. Agitados. Com o tempo, ganhei prática e uma crescente desenvoltura no trabalho em si.

 

Recentemente foi contratada uma nova técnica para o laboratório. Nesse momento, fui incumbida de lhe ensinar alguns procedimentos dentro do laboratório e, percebi que realmente tinha aprendido muita coisa, e que já podia partilhar algum conhecimento.

 

Destes meses de trabalho intenso, retive o que é trabalhar num laboratório com profissionais de excelência e equipamentos de topo. No laboratório recebia diariamente amostras de vários utentes, provenientes de laboratórios de investigação ou de pacientes de hospitais da comunidade de Madrid. Ao contactar com este cenário, apercebi-me da importância e do potencial da aplicação dos resultados da técnica de sequenciação de ADN. Ainda há um longo caminho a percorrer, uma vez que 98% da função do genoma humano continua desconhecido. Por isso, caminhemos

publicado por visaocontacto às 10:23
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28

.Artigos recentes

. NOVO LOCAL

. Vila do Bombarral recebe ...

. Empreendedorismo Contacto...

. Encontrão C3

. Contacto 13, solidário em...

. Carreiras: Rui Cristo (C1...

. Existências - Expo de Pin...

. Um pequeno gesto... Um gr...

. Mensagem de Natal

. Os contactos continuam a ...

. PROGRAMA CONTACTO - algun...

. Início do Contacto 14

.Edições

.tags

. todas as tags

.Contador

Amazing Counters
Oriental Trading Coupons

.Mapa Mundo

Locations of visitors to this page
blogs SAPO

.subscrever feeds