Quinta-feira, 6 de Agosto de 2009

Google Wave - Redefinindo a comunicação na Internet

João Ferreira | C13
 
Bank Millennium
Varsóvia | Polónia
 

Todos os anos, a Google organiza uma conferência que tem por base o desenvolvimento de aplicações web – a Google I/O. Nestas conferências, são discutidas várias formas de utilizar as diferentes tecnologias da Google, bem como outras tecnologias open source. Este ano, a Google revelou um novo serviço que está a desenvolver – o Google Wave.

 

Criada pela mesma equipa que criou o Google Maps, o Google Wave é uma ferramenta de comunicação e colaboração, em tempo real, que apenas necessita de um browser para funcionar. O conceito é unificar a comunicação na Internet, já que o Google Wave pode ser considerado um híbrido entre email, chat, instant messaging, wikis, redes sociais e gestão de projectos. No Google Wave podemos juntar os nossos colegas de trabalho e discutir como resolver “aquele” problema ou partilhar ficheiros.

 

O Google Wave tem bastantes funcionalidades inovadoras, mas aqui apresentam-se apenas as mais importantes:

 

·  Tempo real: Na maior parte dos casos, é possível ver o que os outros participantes estão a escrever, carácter a carácter;

·    Embebido: As conversações podem ser embebidas em qualquer site;

·    Aplicações e Extensões: Podem ser desenvolvidas novas aplicações para colocar dentro das conversações. Um bom exemplo é um jogo que pode ser jogado por todos os participantes;

·   Funcionalidades wiki: Tudo pode ser escrito dentro de uma conversação e tudo pode ser editado por qualquer participante;

·    Open source: O código do Google Wave vai ser open source, podendo ser livremente alterado e distribuído;

·    Partilha de ficheiros drag-and-drop: Não existem attachments no Google Wave. Os ficheiros podem ser partilhados através de drag-and-drop para dentro da conversação.

 

O core do Google Wave são as waves. Uma wave pode ser considerada um objecto que representa a conversação e que é partilhado por todos os participantes. No mínimo, cada wave incluí um participante e não há limites para o número máximo de participantes. Tudo o que se passa na conversação é armazenada na wave e fica disponível para todos.

 

Vale também a pena mencionar que é possível adicionar gadgets às waves. Um gadget é uma aplicação com a qual os participantes podem interagir, muito semelhante às gadgets do iGoogle e do Facebook. A diferença é que estes gadgets estão disponíveis para todos os participantes de uma wave.

 

De acordo com a Google, os gadgets têm como principal função alterar o look and feel das waves. No entanto esta função é bastante redutora dos gadgets. Qualquer gadget do iGoogle e do OpenSocial pode ser executado dentro de uma wave, o que significa que milhares de aplicações já existentes vão funcionar com o Google Wave. Além disso, um gadget dentro de uma wave pode interagir com todos os participantes dessa wave, criando uma experiência partilhada por todos. Se analisarmos estes dois pontos, vemos que a capacidade de um gadget vai bem mais além do que apenas alterar o look and feel das waves.

 

E como é que tudo isto se apresenta ao utilizador? Actualmente ainda não é possível experimentar o Google Wave, apenas podemos ter uma noção de como funciona através de imagens e vídeos.  

 


 

 

O design do Google Wave segue as linhas das outras aplicações da Google, sendo a mais semelhante o Gmail. O foco, neste caso, passam a ser os contactos, ou seja, os possíveis participantes para as conversações. No centro temos a lista de waves disponíveis, muito semelhante a uma lista de emails e à direita os detalhes da wave seleccionada.

 

Actualmente o Google Wave está apenas disponível para um conjunto restrito de pessoas, principalmente software developers. A previsão é que este novo serviço esteja disponível para o público em geral no final de 2009. Para os mais ansiosos está disponível aqui um vídeo que explica e exemplifica com bastante pormenor as várias funcionalidades do Google Wave.

Dadas as suas características, já há quem esteja a prever que o Google Wave vá redefinir o email e a comunicação web. O hype já está lançado mas só quando o Google Wave estiver disponível para o público em geral é que será possível confirmar se realmente estamos perante uma revolução na forma como comunicamos na Internet.

 

publicado por visaocontacto às 10:54
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28

.Artigos recentes

. NOVO LOCAL

. Vila do Bombarral recebe ...

. Empreendedorismo Contacto...

. Encontrão C3

. Contacto 13, solidário em...

. Carreiras: Rui Cristo (C1...

. Existências - Expo de Pin...

. Um pequeno gesto... Um gr...

. Mensagem de Natal

. Os contactos continuam a ...

. PROGRAMA CONTACTO - algun...

. Início do Contacto 14

.Edições

.tags

. todas as tags

.Contador

Amazing Counters
Oriental Trading Coupons

.Mapa Mundo

Locations of visitors to this page
blogs SAPO

.subscrever feeds