Sábado, 15 de Agosto de 2009

Mercado de Carbono , um negócio ambiental

Susana Pereira | C13

 

Nemorus Securities

Florianópolis | Brasil

 

Estou actualmente a trabalhar no sul do Brasil, no estado de Santa Catarina, numa empresa de serviços financeiros ambientais, a Nemorus Securities (NS) . A NS é uma pequena empresa que nasceu em 2008 para se dedicar ao mercado de carbono.

 

O mercado de carbono funciona sob as regras do Protocolo de Quioto (PQ), que apresenta mecanismos de flexibilização para auxiliar na redução das emissões de gases do efeito estufa (GEE). Um destes mecanismos é o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) que permite que empresas e governos de países ricos invistam em projectos de energia limpa nos países em desenvolvimento. Em troca, eles recebem créditos de carbono (em forma de Certificados de Redução - CREs), que podem ser vendidos ou usados para cumprir as metas de reduções de emissões estabelecidas no PQ. Cada crédito equivale a uma tonelada de CO2. Ou seja, a cada tonelada de carbono (ou outro gás em medida equivalente), economizada por esses projectos de desenvolvimento limpo dos países em desenvolvimento, é emitido um certificado. Os países desenvolvidos podem utilizar esse mecanismo para compensar no máximo 1% de suas emissões, multiplicado por cinco. O resto das reduções deve ser promovido nos próprios países.

 

A geração e transação dos citados CERs, enquadram-se no denominado mercado regulado de carbono. Porém, existem também mercados voluntários a operar paralelamente e que preconizam os mesmos objectivos da UNFCCC (United Nations Framework Convention on Climate Change), a estabilização dos gases de efeito de estufa no sistema climático.

 

A NS é uma empresa que proporciona serviços a clientes que queiram desenvolver projectos que se enquadrem em ambos os mercados, regulado e voluntário.  

 

Os projectos são voltados para a mitigação dos GEE e podem abranger as seguintes áreas de actuação:

- Agricultura;

- Emissões fugitivas do consumo de combustíveis, Hexafluoreto de Enxofre e Hidrocarbonetos Halogenados;

- Energia (produção e eficiência energética);

- Florestamento e reflorestamento;

- Gestão e destino final de resíduos;

- Indústria;

- Transportes;

- Uso de Solventes.

 

Além do MDL, o mercado de carbono conta ainda com outros dois mecanismos previstos no PQ:

- Joint Implementation: permite que países desenvolvidos invistam em projectos em nações do Leste Europeu;

- Comércio de Permissões: permite aos signatários negociar unidades de permissão de emissões extras. Ou seja, se um país tem créditos sobrando, pode vendê-lo a outro país que precise.

Actualmente, o MDL configura-se como o principal mecanismo para a redução das emissões de carbono no planeta.

Dados do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) do Brasil mostram que em 2008  o Brasil foi o terceiro país do mundo com maior número de projectos de MDL, depois da China e da Índia, em primeiro e segundo lugares respectivamente. Do total desses projectos no Brasil, 67% estão relacionados com o dióxido de carbono, 32% o metano e, 1%, o óxido nitroso.

 

O papel do Brasil deve ser de emissor e vendedor de créditos, já que não tem metas de redução, mas pode criar projectos para reduzir a emissão de gases que provocam o efeito estufa e vender os créditos aos países desenvolvidos, para que estes cumpram suas metas.

 

Em 2008, começou a contagem do tempo para o cumprimento das metas acordadas em Quioto. Os países que se comprometeram em reduzir as emissões de gás carbónico (países do Anexo-1, os desenvolvidos) têm até 2012 para diminuir em 5,2% suas emissões de carbono em relação aos níveis de 1990.

 

 

publicado por visaocontacto às 11:26
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28

.Artigos recentes

. NOVO LOCAL

. Vila do Bombarral recebe ...

. Empreendedorismo Contacto...

. Encontrão C3

. Contacto 13, solidário em...

. Carreiras: Rui Cristo (C1...

. Existências - Expo de Pin...

. Um pequeno gesto... Um gr...

. Mensagem de Natal

. Os contactos continuam a ...

. PROGRAMA CONTACTO - algun...

. Início do Contacto 14

.Edições

.tags

. todas as tags

.Contador

Amazing Counters
Oriental Trading Coupons

.Mapa Mundo

Locations of visitors to this page
blogs SAPO

.subscrever feeds