Terça-feira, 11 de Agosto de 2009

De havaiana no pé e espada na mão

Rita Leotte | C13

 

Emfils

Itu SP - Brasil

 

Os cenários à minha volta ganharam cores diferentes, cheiros adocicados, os corpos dançaram e rebentaram com o calor em passos de samba.

E o mais fascinante, o Sol nasce no mar.

 

Uma das primeiras sensações fantásticas que tive foi a forma como os brasileiros olharam para mim. Na Europa costumamos ser vistos como os menos desenvolvidos, os menos capazes, os menos instruídos. Aqui, no meu quotidiano e, principalmente, na empresa, sou encarada como a europeia, aquela que vive num país desenvolvido, aquela que tem acesso privilegiado à informação e ao conhecimento.

 

O facto de sentir que a minha bagagem cultural tinha um valor acrescentado aqui, deu-me uma enorme vontade de superar-me, de não desiludir, de mostrar que o nosso cantinho à beira mar tem um valor inestimável. Sei que todas as pessoas com quem me relaciono no Brasil ficam cheias de vontade de conhecer a minha terra, os sobreiros do Alentejo, as praias do Algarve, as pessoas do Norte, a luz fantástica de Lisboa.

O InovContacto é um programa para Conquistadores!

 

O Brasil é um continente, no seu tamanho, na sua multiculturalidade. Eu moro em Itu, uma cidade no interior de São Paulo, conhecida como a cidade dos exageros, temos um orelhão gigante na praça principal que, apesar da sua falta de interesse, já conquistou o meu íntimo. Porque é o postal de Itu. Porque Itu é, neste momento, a minha casa.

 

A experiência que estou a viver aqui é diferente da de alguém que esteja a morar e a trabalhar em São Paulo, no Rio de Janeiro, na Amazónia ou em qualquer outra região do vasto território brasileiro. Aqui, conheço cada rua, cada casa, cada pessoa, e também elas me conhecem, as ruas, as casas, as pessoas. Sou a portuguesa de Itu.

 

Aqui tento ser caipira e adoro sê-lo, gosto de música sertaneja, acentuo os R’s e convido toda a gente para jantar em minha casa. Foi assim que fui recebida e é assim que quero receber. Talvez por sempre ter vivido em Lisboa, só agora entenda os encantos do interior, do movimento e stress a passar ao nosso lado e a deixar uma brisa agradável de distância e alheamento.

 

Mas não é por isso que se trabalha menos. Estou a trabalhar na Emfils, uma empresa de implantes dentários com uma pequena quota de mercado, mas uma grande ambição, sustentada na motivação de todos os seus colaboradores. Quando soube que trabalharia no departamento de Marketing de uma empresa brasileira de implantes dentários deitei as mãos à cabeça, no entanto, o seu produto e filosofia conquistaram-me. Mais ainda, a paixão de cada um lá dentro, desde o Director Geral ao assistente de produção é contagiante. Estou a concretizar o sonho que todos temos quando saímos da faculdade, o sonho de pôr em prática o nosso conhecimento, as nossas ideias, e constatar posteriormente que fazemos a diferença.

 

A experiência Inov Contacto tem sido fantástica! É duro estar longe do nosso Mundo, das nossas pessoas, daquilo que nos é familiar, mas é também muitíssimo enriquecedor! Não será pequeno deixarmo-nos morrer no mesmo local em que fomos colocados à nascença por uma qualquer predisposição divina? O Mundo é uma infinidade de possibilidades, de experiências arrasadoras que nos fazem crescer e evoluir a cada dia. Conhecermo-nos fora do nosso ambiente fetal é aventurarmo-nos a destruir barreiras, a criar novos Mundos, a saber quem realmente somos e o que poderemos ser.

 

É uma experiência profissional, claro, mas é simultaneamente um desafio pessoal a cada dia que começa, em que estamos sozinhos e em que lutamos por conquistar o nosso lugar ao Sol.

O InovContacto é um programa para Conquistadores!

 

 Rita Leotte – de havaiana no pé e espada na mão

publicado por visaocontacto às 15:02
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28

.Artigos recentes

. NOVO LOCAL

. Vila do Bombarral recebe ...

. Empreendedorismo Contacto...

. Encontrão C3

. Contacto 13, solidário em...

. Carreiras: Rui Cristo (C1...

. Existências - Expo de Pin...

. Um pequeno gesto... Um gr...

. Mensagem de Natal

. Os contactos continuam a ...

. PROGRAMA CONTACTO - algun...

. Início do Contacto 14

.Edições

.tags

. todas as tags

.Contador

Amazing Counters
Oriental Trading Coupons

.Mapa Mundo

Locations of visitors to this page
blogs SAPO

.subscrever feeds