Segunda-feira, 24 de Agosto de 2009

Alimentos Funcionais

Bruno Albuquerque | C13

Madrid

Espanha

 

“Que a comida seja o remédio e que o remédio seja a comida” – Hippokrates de Cos (ca. 460 BC – ca. 379 BC)

Já Hipócrates, conhecido como o pai da Medicina, defendia não haver melhor remédio que a alimentação. Chegando mesmo a defender que somos aquilo que comemos.

 

É do conhecimento geral a necessidade de uma alimentação saudável para mantermos o nosso organismo em bom funcionamento. O estilo de vida da sociedade actual leva-nos a consumir uma dieta desequilibrada que, aliada ao sedentarismo, tem vindo a ser apontada como um dos factores responsáveis pelo aumento da prevalência de certas doenças crónicas como a obesidade, as patologias do foro cardiovascular, a diabetes e a hipertensão. Neste contexto, aparece na ciência alimentar um novo conceito: alimentos funcionais. Alimentos ditos funcionais ou nutracêuticos são aqueles que colaboram para melhorar o organismo e prevenir problemas de saúde. Na década de 30 o Dr. Minoru Shirota iniciou a investigação e o desenvolvimento do primeiro alimento funcional, tratou-se de um leite fermentado destinado a prevenção de doenças gastrointestinais, utilizando o agora famoso Lactobacillus casei. Só em 1991, após a criação de uma categoria de alimentos designados por FOSHU (do inglês: Food fOr Specific Health Use) é que estes alimentos passaram a ter maior destaque. A partir daqui, a indústria alimentar, que investia sobretudo nos procedimentos de higiene e segurança alimentar, passou a preocupar-se, também, com as questões nutricionais como, por exemplo, a redução dos níveis de sal, do açúcar e da gordura nos seus produtos.

 

Hoje em dia, existe uma grande aposta na introdução de determinados ingredientes que adicionem uma propriedade benéfica extra aos alimentos. Um crescente número de laboratórios de investigação tem como objectivo identificar, provar e explicar o efeito benéfico de determinadas plantas, óleos e outros compostos utilizados na medicina tradicional de forma a serem utilizados como ingredientes em alimentos funcionais. Como exemplo, os produtos enriquecidos com o Ómega-3, um ácido gordo que para além de diminuir nível de triacilglicerídeos no sangue também tem propriedades anti-inflamatórias, reduzindo o risco de doenças cardíacas e diminuindo os efeitos de doenças inflamatórias crónicas como a aterosclerose. No entanto, o efeito destes alimentos na saúde humana ainda está para ser provado, a quantidade de “ingredientes benéficos” a ser adicionada a qualquer alimento está limitada pelo efeito que esse mesmo “ingrediente benéfico” possa ter no próprio alimento. Estas tendem a ser mínimas, para que não haja alteração do sabor, integridade química, textura ou propriedades físicas dos alimentos. É necessário um olhar crítico para os alimentos que se dizem enriquecidos com determinado composto e que origina determinado efeito benéfico na saúde, pois em muitos casos, o alimento é de facto enriquecido, mas não em quantidades que possam ser consideradas benéficas. Tomando novamente o exemplo dos produtos enriquecidos com ómega-3, um litro de leite enriquecido com essa molécula tem apenas 1% do ómega-3 presente numa posta de salmão. Será uma mais-valia o seu consumo? Será uma mais-valia o consumo de leite enriquecido em cálcio quando na maioria dos casos apenas uma baixa percentagem desse cálcio é absorvida pelo organismo? Sendo um ramo da ciência alimentar bastante recente, muitas dúvidas são levantadas sobre os reais efeitos dos alimentos ditos funcionais na saúde humana, sendo que só daqui a uma década e vários estudos em humanos é que se validará ou não a sua eficácia.

 

 
publicado por visaocontacto às 17:07
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28

.Artigos recentes

. NOVO LOCAL

. Vila do Bombarral recebe ...

. Empreendedorismo Contacto...

. Encontrão C3

. Contacto 13, solidário em...

. Carreiras: Rui Cristo (C1...

. Existências - Expo de Pin...

. Um pequeno gesto... Um gr...

. Mensagem de Natal

. Os contactos continuam a ...

. PROGRAMA CONTACTO - algun...

. Início do Contacto 14

.Edições

.tags

. todas as tags

.Contador

Amazing Counters
Oriental Trading Coupons

.Mapa Mundo

Locations of visitors to this page
blogs SAPO

.subscrever feeds