Quinta-feira, 29 de Janeiro de 2009

INOVar

Jorge Carvalho Bernardino | C12

Rui Faria da Cunha, Law Offices

Bruxelas, Bélgica

  

És licenciado, tens menos de 30 anos, não tens emprego e gostarias de encetar uma carreira internacional?” Este foi o mote para nove meses de InovContacto.

Posso começar por afirmar com certeza que aqueles que participam no InovContacto não voltam para Portugal exactamente como saem, após uma “curta” experiência internacional, numa qualquer parte do mundo. Desde logo, porque estamos agora mais “experientes”, com mais “bagagem” e seguramente despertos para uma visão mais empreendedora. O leque de contactos e vivências que levamos connosco irá potenciar, sem dúvida, o desenvolvimento de sinergias no nosso futuro próximo. Quando voltarmos, estará nas nossas mãos utilizar da melhor forma a network que construímos até hoje e todo o conhecimento acumulado que será, sem dúvida, mais rico na medida em que estivemos expostos a um ambiente internacional.

E só imersos num ambiente internacional é que podemos aproveitar o que de melhor a crescente globalização dos mercados nos pode oferecer.

Ao realizarmos o estágio InovContacto estaremos também a cumprir algumas das metas a que se propõe o QREN POPH1, plasmados nos 10 eixos prioritários (que reflectem a “Estratégia de Lisboa”), entre os quais destacaria:

Eixo Prioritário 2 – Adaptabilidade e Aprendizagem ao longo da Vida

Eixo Prioritário 4 – Formação Avançada

Eixo Prioritário 5 – Apoio ao Empreendedorismo e à Transição para a Vida Activa;

O Programa InovContacto pode, de facto, funcionar como Best Practice e alavanca dessa adaptabilidade, aprendizagem e empreendedorismo.

 

O Estágio

 

Eurocrática, fria, cinzenta, formal, aborrecida? Talvez os dois primeiros sejam uma realidade, quanto aos últimos, nem tanto.

O meu estágio decorre em Bruxelas, onde um jurista se sente praticamente “em casa”.2

A única coisa que não podemos contornar em Bruxelas é o tempo cinzento, mas há sempre muito para fazer na capital europeia da Art Nouveau quando o tempo está pior.

Será certo que, ao concorrer ao InovContacto, fazemos mentalmente uma análise SWOT com os riscos e os benefícios de irmos para um país que nos é estranho, mas por mais projecções que façamos, o resultado será sempre uma incógnita e, no meu caso, foi uma surpresa pela positiva. Bruxelas oferece uma qualidade de vida invejável, sendo que o difícil é mesmo escolher de entre todas as propostas culturais ou de lazer que se nos oferecem, o que em minha opinião dá a esta cidade uma ambiência extremamente cosmopolita.

Comer as famosas batatas fritas da Friterie Jourdan, os gauffres, os chocolates Marcolini, as moules (acompanhadas de batatas fritas, para variar) ou beber umas cervejas no bar Delirium ou no Café Belga são experiências incontornáveis para quem vem a Bruxelas.

Quanto ao estágio, encontrei um escritório de advogados com uma dimensão considerável para Bruxelas, com uma cultura de empresa e um ambiente acima da média e onde o trabalho que me vai sendo solicitado é sempre bastante diversificado, pelo que superou as minhas expectativas. Vou tendo a oportunidade de aconselhar empresas portuguesas que se querem instalar na Bélgica, bem como portugueses que aproveitam o facto de encontrarem alguém que fala a língua portuguesa para resolver os mais variados problemas. Estas são algumas vertentes do estágio que gostaria de enfatizar, uma vez que qualquer empresa que queira internacionalizar-se precisa de juristas competentes e preparados para aconselhar sobre o mercado, as condições de acesso, os riscos e as oportunidades com que se vai deparar.

Essa é uma das vantagens competitivas da Rui Faria da Cunha, Law Offices em relação a outros escritórios da mesma dimensão. Falar português numa metrópole com pouco mais de um milhão de habitantes e em que mais de 20.000 são portugueses, onde a ligação com Portugal é facilitada por uma network eficaz, apoiados por uma equipa que pode responder às solicitações dos clientes em praticamente qualquer parte do mundo 3, é sem dúvida uma grande mais-valia.

Também pelo facto de o meu “coordenador” de estágio ser igualmente Presidente da Câmara de Comércio Belgo-Portuguesa em Bruxelas, tive acesso a uma área que, até aqui, me era quase desconhecida, a da diplomacia económica e aquilo que é possível fazer para melhorar as relações entre empresas portuguesas, por um lado e empresas belgas, por outro.

Enquanto escrevia este post lembrei-me de, durante a fase das entrevistas de selecção, ouvir dizer que o InovContacto não iria, por si, mudar a nossa vida ou ser um passaporte seguro para uma carreira de sucesso. Nesse aspecto, permitam-me discordar.4

 

1Programa Operacional de Potencial Humano.

2 Bruxelas é a “capital” oficial da União Europeia, Parlamento Europeu e a Comissão Europeia, órgãos legislativos a nível Comunitário, cuja actividade condiciona em muito a nossa vida quotidiana encontram-se sedeados em Bruxelas (apesar de o Parlamento Europeu ter a sede em Estrasburgo, quase toda a actividade se passa em Bruxelas). O Conselho Europeu também se encontra em Bruxelas.

3 Também a advocacia é hoje em dia global, não se podendo falar propriamente em fronteiras numa União Europeia em que a livre circulação de capitais, pessoas e mercadorias tende a ser uma realidade.

4 Na minha opinião, o InovContacto consegue, de facto, mudar-nos, melhorar-nos e preparar-nos para uma carreira de sucesso.

 

 
publicado por visaocontacto às 15:40
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28

.Artigos recentes

. NOVO LOCAL

. Vila do Bombarral recebe ...

. Empreendedorismo Contacto...

. Encontrão C3

. Contacto 13, solidário em...

. Carreiras: Rui Cristo (C1...

. Existências - Expo de Pin...

. Um pequeno gesto... Um gr...

. Mensagem de Natal

. Os contactos continuam a ...

. PROGRAMA CONTACTO - algun...

. Início do Contacto 14

.Edições

.tags

. todas as tags

.Contador

Amazing Counters
Oriental Trading Coupons

.Mapa Mundo

Locations of visitors to this page
blogs SAPO

.subscrever feeds