Sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2009

A Crise Mundial... em África

 

 

Marisa Freire | C12

Banco Africano de Desenvolvimento

Tunis | Tunisia

 

Praticamente, todos os dias ouvimos falar na crise financeira a nível mundial. No entanto, penso que todos nós percebemos que os seus efeitos ou consequências não são iguais em todo o mundo… a realização do meu estágio INOV Contacto no Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) possibilitou-me “abrir os olhos” para o modo como esta crise afecta os países africanos.

Um amigo disse-me, há dias, que "em crise, está África há muitos anos". Mas na realidade, a crise de que se fala hoje em dia, não teve (até ao momento) um impacto tão dramático e directo nas economias dos países africanos como aconteceu nos EUA ou na Europa. Isto porque os pressupostos que estiveram na base da crise financeira mundial não são tão evidentes em África: o mercado imobiliário funciona menos à base de empréstimos (e isto quando podemos falar em mercado imobiliário, porque em alguns países, o direito de propriedade ainda não está bem assegurado), e os sistemas financeiros não são tão sofisticados como noutros continentes (por vezes, onde existem, as bolsas funcionam de forma quase isolada).

Não quero dizer com isto que África seja apenas um espectador. A crise chegou também ao continente africano, num momento crítico para alguns países (que se encontravam num dos melhores períodos de crescimento desde a chegada do novo milénio), tendo como principais consequências: a redução do investimento directo estrangeiro (com muitos países doadores preocupados em utilizarem verbas internamente, para sanearem a sua situação); o impacto nas exportações de matérias-primas (como por exemplo, a redução drástica do preço do barril do petróleo) e na indústria do turismo (confrontados com a possibilidade de perda de parte das suas poupanças ou o agravamento das suas condições de vida, menos turistas procuram visitar África); e redução das remessas dos emigrantes.

A preocupação com esta realidade levou já diversas instituições a organizar vários encontros/discussões, sendo que eu vou destacar a Conferência Económica Africana (organizada pelo BAD e pela Comissão Económica das Nações Unidas para África), na qual estive presente e que decorreu em Tunis entre 12 e 14 de Novembro, subordinada ao tema "Globalização, Instituições e Desenvolvimento Económico de África". E um dos sub temas em destaque foi a crise financeira mundial, enfatizado, aliás, pela Conferência Ministerial entre Ministros das Finanças e Governadores de Bancos Centrais de países africanos que decorreu em paralelo. Das conclusões obtidas no final da Conferência Económica Africana, fica claro o papel dos governos de países africanos, dos doadores externos e das organizações multilaterais (e do BAD, em particular) na tentativa de minimizar os efeitos da crise no continente africano, nomeadamente através do esforço conjunto para evitar a redução de verbas para apoio ao desenvolvimento e para definir programas de desenvolvimento que reflictam a situação actual, de modo a não colocar em causa ganhos económicos recentes e a possibilitar o cumprimento de objectivos já definidos.

Não esqueçamos que um dos maiores perigos para os países africanos é o adiamento (por tempo indefinido) de projectos essenciais para o continente, nomeadamente de infra-estruturas ou no sector da Agricultura, bem como de programas para melhorias nos sectores da Saúde, Educação ou Água e Saneamento Básico... e é neste enquadramento que as organizações multilaterais podem fazer a diferença...

publicado por visaocontacto às 08:23
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28

.Artigos recentes

. NOVO LOCAL

. Vila do Bombarral recebe ...

. Empreendedorismo Contacto...

. Encontrão C3

. Contacto 13, solidário em...

. Carreiras: Rui Cristo (C1...

. Existências - Expo de Pin...

. Um pequeno gesto... Um gr...

. Mensagem de Natal

. Os contactos continuam a ...

. PROGRAMA CONTACTO - algun...

. Início do Contacto 14

.Edições

.tags

. todas as tags

.Contador

Amazing Counters
Oriental Trading Coupons

.Mapa Mundo

Locations of visitors to this page
blogs SAPO

.subscrever feeds