Domingo, 22 de Fevereiro de 2009

Entrevista a Francisco Simões - Negócio a partir da Cisco Systems-USA

Como repórter contacto tomei como opção entrevistar um colega de trabalho, sobre investimento no nosso Portugal. Quanto mais tempo passamos cá fora (neste caso nos EUA), melhor percebemos, que aí temos tudo para ter sucesso. Somos mais produtivos, trabalhamos melhor em equipa, e somos batalhadores por natureza, apenas nos falta um sentimento, generalizado a toda a sociedade, de “positivismo”. Pedi então, ao meu caro e estimado colega de trabalho, e também “contacteante”, o Dr. Frederico Brimbela Simões (formado em Gestão de Marketing pelo ISCTE) para se debruçar sucintamente sobre a sua ideia de investimento em terras lusas.

Marcos Gonçalo Guerra Santos | C12

Cisco Systems

San José | EUA

 

 

 

Frederico, gostaria de saber em primeiro lugar como está a correr o seu estágio na Cisco Systems nos EUA?

“Hoje posso afirmar com toda a certeza que foi a melhor opção que tomei. A nível pessoal conheci uma cultura semelhante à nossa, pessoas excepcionais, e o conceito do american dream foi finalmente desmistificado, para mim. Temos um país excepcional, onde apenas falta o sentimento de confiança e optimismo. A nível profissional, deparei-me com uma realidade bem diferente da portuguesa, a nível de dimensão tudo aqui é enorme, só na Cisco somos cerca de 60.000 pessoas. Estou a trabalhar com um dos responsáveis de Marketing da Cisco e a aprender bastante sobre o produto do futuro na área de Networking, o CVO (Cisco Virtual Office), neste momento devido a questões de confidencialidade, apenas posso referir que se trata, resumidamente, de trabalhar a partir de casa num ambiente “informaticamente seguro”, uma ideia simples que irá revolucionar o futuro.”

 

Em que consiste a sua visão de investimento nacional?

"A oportunidade de negócio que gostava de partilhar nesta breve entrevista é a criação de uma empresa que actua no sector dos transportes, que visa solucionar lacunas no serviço prestado aos passageiros dos aeroportos de Portugal. Inicialmente este negócio irá concentrar-se apenas no aeroporto de Lisboa e tem em conta o novo aeroporto.”

 

Como surgiu esta sua ideia de negócio? Será resultado das suas muitas viagens por esse mundo fora?

“Sem dúvida. Após algumas viagens pelo mundo e ter visto muitas coisas novas e muitas oportunidades houve uma que me chamou particularmente a atenção, após uma breve recolha de informação e posterior análise, comecei a achar que o negócio pode mesmo resultar em Portugal, o conceito é muito simples, diferenciador e assenta na ideia “transportes partilhados”.

 

O que torna esta ideia um investimento vitorioso?

“A oportunidade de criar uma empresa de raiz. Uma empresa dinâmica, com uma ideia central “Racionalidade” simples, eficiente e eficaz, com um conceito totalmente novo, inovador em Portugal.”

 

Fale-nos um pouco mais sobre o core business da empresa.  

“O core business desta empresa é a sua especialização em transfers que realizam o transporte de pessoas desde o aeroporto até uma morada específica e vice-versa, até aqui nada que um táxi não faça, é um serviço “porta a porta” mas este negocio é diferenciador porque funciona como um transporte porta a porta, onde uma das portas é o aeroporto, o preço de cada transfer é fixo, previamente estabelecido e regulado, varia consoante a zona de destino (no caso dos transferes que saem do aeroporto de Lisboa – fluxo out) ou local de Pick-up (no caso dos transferes para o aeroporto de Lisboa – fluxo in), e é partilhado com mais pessoas (até 8) que fiquem a caminho do aeroporto ou a caminho da ultima porta.”

 Não acha o projecto muito ambicioso para o nosso “pequenino” Portugal?

“De maneira alguma. Após presenciar varias empresas com este modelo de negocio, perguntei-me porque não em Portugal? Em Lisboa? Comecei por estudar as características do mercado e da concorrência, rapidamente percebi que não havia concorrência e que esta oportunidade era 100% inovadora em Portugal. Depois, passei à parte operacional, onde delineei toda uma estratégia de negócio. Desenvolvi um plano de acções onde constam as actividades, bem como o seu enquadramento, objectivos e calendarização. São estas mesmas actividades que constroem passo a passo uma operacionalização da estratégia a adoptar, tanto no mercado business to business, como no mercado business to consumer. Este projecto tem uma viabilidade económica positiva na Portela e uma viabilidade económica ainda maior no futuro aeroporto de Lisboa, devido à distância com o centro de Lisboa.”

 

Quais os pontos mais importantes a definir?

“Este projecto apresenta uma forte densidade logística pela gestão e planeamento das rotas, bem como pela definição de zonas e preços de utilização. Nesta oportunidade é extremamente necessária uma forte gestão de recursos humanos, de marketing (para a comunicação e estratégias), definição de políticas integradas e coesas, que respeitam a identidade da marca. Finalmente, surge o plano financeiro, essencial no plano de negócios, as directrizes estratégicas e planos de contingência.”

 

Qual o mais importante factor de sucesso?

“Para o sucesso deste negócio, e tendo em conta a dimensão do mercado português, a criação de parcerias com as companhias aéreas, agência de viagens, empresas multinacionais e cadeias de hotéis são essenciais. As parcerias constituem um factor crítico de sucesso para a obtenção e fidelização dos nossos clientes."


Por,

Marcos Gonçalo Guerra Santos

 

publicado por visaocontacto às 10:40
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28

.Artigos recentes

. NOVO LOCAL

. Vila do Bombarral recebe ...

. Empreendedorismo Contacto...

. Encontrão C3

. Contacto 13, solidário em...

. Carreiras: Rui Cristo (C1...

. Existências - Expo de Pin...

. Um pequeno gesto... Um gr...

. Mensagem de Natal

. Os contactos continuam a ...

. PROGRAMA CONTACTO - algun...

. Início do Contacto 14

.Edições

.tags

. todas as tags

.Contador

Amazing Counters
Oriental Trading Coupons

.Mapa Mundo

Locations of visitors to this page
blogs SAPO

.subscrever feeds