Quarta-feira, 25 de Fevereiro de 2009

Tecnologia e Marketing na esfera da Biotecnologia

Marta Morais | C12
PROTEIN ALTERNATIVES
Madrid | Espanha
 

O desenvolvimento do sector da biotecnologia, assim como o seu potencial crescimento à escala global conduziram a um aumento da competitividade entre países e regiões, e tem conduzido os investidores a procurarem melhores negócios e tecnologias mais promissoras. É um dos sectores de desenvolvimento futuro que mais expectativas levanta a nível mundial e que tem vindo a adquirir elevada importância nos últimos anos, em todo o mundo.

No mercado desde 2006, a PROTEIN ALTERNATIVES, SL (PROALT) é uma empresa biotecnológica localizada em Três Cantos, na Bio incubadora do Parque Científico de Madrid, que tem como objectivo principal tornar-se uma referência na pesquisa científica e tecnológica, especialmente no desenvolvimento de novos produtos e serviços no diagnóstico de cancros. Procura também ser reconhecida como uma das principais instituições do sector biotecnológico espanhol na criação de conhecimento e tecnologia a nível nacional. A PROALT está centrada na produção e no uso de proteínas “recombinantes” e respectivos anticorpos para o desenvolvimento de pesquisas, no diagnóstico precoce, tratamento e acompanhamento de cancros e/ou para a sua aplicação em outras patologias. Neste sentido, utiliza tecnologias inovadoras para a expressão, purificação e geração de anticorpos específicos de proteínas "raras" ou "difíceis de expressar" para proporcionar produtos de alta qualidade e prestar serviços à comunidade científica.

 

Apesar de estarmos numa época de crise económica, empresas como a PROALT consideraram oportuno avançar no seu projecto económico, convertendo-o num modelo para outras empresas tecnológicas baseadas no conhecimento, num modelo de renovação para a economia espanhola.

Em Espanha, o sector da Biotecnologia é ainda pequeno quando comparado com o de outros países mais desenvolvidos, mas apresenta um crescimento mais rápido do que outros países, uma vez que Espanha tem boas infra-estruturas e boas bases empresariais.

No campo do marketing biotecnológico devemos ter especial atenção a problemas que são claramente importantes, pois este campo apresenta características diferentes das indústrias tradicionais. As principais questões decorrentes dessas diferenças estão relacionadas com a integração inter funcional entre tecnologia (ciência) e marketing na esfera da biotecnologia. A primeira que apresento relaciona-se com a profunda incerteza tecnológica, uma característica fundamental na área da biotecnologia. Outra questão a ter em atenção relaciona-se com o ciclo de vida de um produto do sector da biotecnologia, que pode ser curto e, portanto, introduzir incertezas no mercado. Uma terceira questão importante tem a ver com o facto desses produtos poderem ficar rapidamente obsoletos, num mercado em que as inovações são introduzidas a uma taxa de rapidez elevada. Finalmente, deve ser tida em atenção a capacidade de proteger os direitos de propriedade intelectual.

Estas questões apresentadas dificultam, pois, o cálculo de estimativas das dimensões dos mercados potenciais. No entanto, o domínio e compreensão destes aspectos poderá fornecer uma base sólida para a criação de negócios rentáveis de empresas biotecnológicas, sendo que os investimentos em projectos de biotecnologia continuam a ter elevadas expectativas de crescimento e poderão continuar a crescer, apesar da crise económica.

Para além destes pontos fracos e de incerteza que este sector apresenta no mercado espanhol, estão também presentes algumas dificuldades como, por exemplo, o reduzido sentido empreendedor da comunidade de investigadores, a dispersão da investigação, o predomínio de empresas que oferecem serviços tecnológicos em vez de seguirem um modelo de inovação constante. O estado embrionário dos resultados da comunidade científico-tecnológica para poderem ser aplicados a nível empresarial e os insuficientes recursos financeiros para sustentar novos projectos empresariais alicerçados em programas de I+D+i a médio e longo prazos são outras das dificuldades presentes.

No entanto, esta realidade apresenta também algumas características importantes que constituem pontos fortes de análise e sugerem oportunidades, pois Espanha ocupa o quarto lugar europeu na difusão de artigos científicos de biotecnologia, tem alguns Centros de investigação singulares como CSIC (Consejo Superior de Investigaciones Científicas) além de outros que actuam como geradores/produtores de conhecimento e servem de atracção de talentos científicos. Podemos acrescentar ainda a criação de redes de investigação cooperativa de centros na área da biomedicina com a participação de centros de investigação, hospitais, universidades e OPIs (Organismos Públicos de Investigação). A constituição em 2001 da Fundação Genoma Espanha é mais um exemplo de impulso do segmento da genética e da biotecnologia em geral, assim como da criação de novas infra-estruturas gerais de suporte à investigação. Finalmente, é de referir também que o ritmo de criação de empresas espanholas completamente dedicadas à biotecnologia tem acelerado nos últimos 5 anos.

Assim sendo, o impacto do marketing nesta área da biotecnologia ilustra bem a urgente necessidade de desenvolver um sistema certificado de marketing, internacionalmente aceite com base em informação/fundamentação científica e no efectivo encontro das necessidades dos investigadores, que possa assegurar que produtos de valor biotecnológico atinjam os mercados adequados. O segmento do mercado de proteínas recombinantes, é um dos ramos mais dinâmicos da biotecnologia aplicada à medicina, possuindo um potencial enorme de crescimento.

Nestes momentos de crise, as potencialidades do sector e a oportunidade de investimento internacional podem impulsionar, de forma definitiva, o crescimento e o posicionamento da biotecnologia como motores da economia do país e, da qualidade de vida.

 

 
publicado por visaocontacto às 00:40
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28

.Artigos recentes

. NOVO LOCAL

. Vila do Bombarral recebe ...

. Empreendedorismo Contacto...

. Encontrão C3

. Contacto 13, solidário em...

. Carreiras: Rui Cristo (C1...

. Existências - Expo de Pin...

. Um pequeno gesto... Um gr...

. Mensagem de Natal

. Os contactos continuam a ...

. PROGRAMA CONTACTO - algun...

. Início do Contacto 14

.Edições

.tags

. todas as tags

.Contador

Amazing Counters
Oriental Trading Coupons

.Mapa Mundo

Locations of visitors to this page
blogs SAPO

.subscrever feeds