Sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2009

Incredible India

Tiago Mouta | C12
Efacec Amt
Delhi | India
 

Incredible Índia. É esta a expressão que encontramos nos cartões de desembarque obrigatórios nos voos para a Índia, assim como no Aeroporto Internacional Indira Ghandi.

Ora numa primeira visita e num primeiro olhar sobre a Índia, e refiro-me mais concretamente à minha realidade diária, a de Delhi, podemos pensar que os Indianos estão todos doidos. Pensamentos como:que tem de tão extraordinário um país aparentemente velho, feio, com lixeiras a céu aberto praticamente por todo lado, caótico, em que a miséria é uma constante a cada esquina, em que para fazer 20 ou 30 km demoramos 2horas?

Depois do choque inicial, choque, sim, porque a tal fase do deslumbramento simplesmente não existe, ou melhor, está trocada porque aqui o deslumbramento – se é que se pode chamar assim - vem depois, muito depois, começamos a ver que a Índia é um país com muito para oferecer. Um país de cores, sabores e cheiros e nem todos eles maus. Este é um país em as oportunidades espreitam a cada esquina e é preciso estar atento para as agarrar.

 

Estou em Delhi a estagiar na Efacec, mais propriamente na C&S EFACEC uma das várias joint ventures que a empresa tem na Índia, e só tenho a agradecer tanto à Aicep como à Efacec a oportunidade proporcionada, tanto a nível de experiência profissional como pessoal. Lembro-me de, quando me foi comunicado o destino Índia, não ter saltado de alegria, mas agora, e já em jeito de balanço final, considero ter sido uma experiência muito enriquecedora e cada mês que passa gosto mais do país. Não é um país fácil para viver mas, onde mais no mundo podemos estar em pleno centro de uma cidade como Delhi, parados no trânsito, e termos um elefante à nossa frente ou macacos a passar por cima do carro, ou ainda vacas a dormir em plena auto-estrada…? Priceless!

 

A tão badalada crise mundial tem as suas repercussões na Índia mas, ainda assim, a economia nacional tem estado a crescer 9% ao ano e isto durante os últimos 4 anos, ou seja, muito acima da média mundial e mesmo durante o difícil ano de 2009 estima-se um crescimento de 6 – 7 %. Portanto, pode dizer-se que, por agora, a crise passa um pouco a norte da Índia, ali mais para a China. Para além destes números, que valem o que valem, a realidade de quem aqui vive é outra e, apesar de o país estar em franco crescimento e ter excelente potencial, agora e no futuro, para investimento estrangeiro é, ainda, bastante subdesenvolvido a nível de infra-estruturas. Os serviços públicos funcionam mal, sendo muito lentos. É quase exclusivamente nestes que se nota, ainda, a influência britânica, com todos os processos super burocratizados, o que os torna morosos, a não ser que levem umas rupias “anexadas” e, até aqui, as multinacionais têm um funcionamento diferente, para pior, e posso dar o exemplo da Vodafone que conheço de perto, mas muitos mais existem. Enfim aqui “nothing is as easy as it seems”.

 

As crises são fenómenos cíclicos, ou seja, o mundo já passou por muitas outras e esta não vai ser de certeza a última. É necessário saber viver em tempos de crise, focarmo-nos no importante e na melhor maneira de sair desta situação e retirar uma ou várias lições, para que vejamos a crise que se segue a aproximar-se e estejamos mais preparados para ela. Apesar de todos os indicadores económicos, a Índia vive numa constante crise, mas uma crise social onde, atrevo-me a dizer, milhões passam fome diariamente e os seus tectos são os viadutos ou barracas à beira da estrada, e de valores que, ainda assim, é bastante atenuada pelo hinduísmo.

É um país de disparidades incríveis, onde mansões estão paredes meias com favelas e onde apesar de ser proibido pela constituição, são ainda as castas que ditam a “lei” e quem tem o azar de nascer na casta errada não pode esperar muito da vida, a não ser ter comida no prato todos os dias.

publicado por visaocontacto às 00:20
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28

.Artigos recentes

. NOVO LOCAL

. Vila do Bombarral recebe ...

. Empreendedorismo Contacto...

. Encontrão C3

. Contacto 13, solidário em...

. Carreiras: Rui Cristo (C1...

. Existências - Expo de Pin...

. Um pequeno gesto... Um gr...

. Mensagem de Natal

. Os contactos continuam a ...

. PROGRAMA CONTACTO - algun...

. Início do Contacto 14

.Edições

.tags

. todas as tags

.Contador

Amazing Counters
Oriental Trading Coupons

.Mapa Mundo

Locations of visitors to this page
blogs SAPO

.subscrever feeds