Terça-feira, 3 de Março de 2009

Se há crise, há Carnaval

Cláudia Margarida Pereira Lebre | C12

Portucel International Trading

Colónia | Alemanha

 

O que aconteceu dia 11.11. às 11h11?

 

Esta pergunta, que parece absurda, é de resposta óbvia para qualquer habitante de Colónia, pois é nesse dia e a essa precisa hora que começa a 5ª estação... O período de Carnaval! A partir daí serão 106 dias a festejar, independentemente da crise financeira ou abrandamento económico.

Afinal até a economia ganha com o Carnaval e, segundo alguns especialistas, "é quando há crise que o Carnaval é mais preciso!"

 

Porquê?

Porque nas cidades fortalezas da NRW (Nordrheinwestfalen/ Renânia do norte-Vestefália) mais precisamente, Köln, Düsseldorf e Mainz, o Carnaval não é apenas, alegria, caos, loucura, um estado de emergência, é um verdadeiro negócio de biliões conseguindo ter mais impacto no volume anual de vendas do que o Natal (!!)!

 

Os maiores vencedores são a indústria de brinquedos e de guloseimas, que até este ano esperam um aumento das vendas na ordem dos 10%, ou não fosse o objectivo do Carnaval esse mesmo; trazer cor e alegria aos dias mais cinzentos. Para os vendedores de doces, ele representa literalmente a cereja em cima do bolo! Só em Colónia e para um único desfile (Rosenmontag) são vendidos em média 150 toneladas de rebuçados, 700.000 tabletes de chocolate, 250.000 caixas pralinés (chamados "kamelle") e 300.000 ramos, de flores que serão atirados ao público presente - estimado em cerca de 1,4 milhões de visitantes!

 

Estes visitantes precisam de almoçar, beber, de táxis ou um lugar onde dormir, para grande alegria do sector da restauração!

É já a seguir à passagem de ano que começam as festas privadas, os bailes de máscaras e reuniões de Carnaval, cujos bilhetes esgotam em média uma semana após serem postos à venda (os preços variam entre 12 e 40€ cada) e só acabam, para grande tristeza dos foliões, na 4ª feira de cinzas.

 

No final, o saldo é sempre mais que positivo, a NRW consegue ter um número de vendas estimado entre os 3 e 5 mil milhões de euros! Em 1º lugar está Colónia com aproximadamente 350 milhões de euros em 2007 (segundo o Instituo da Economia Alemã), seguido de Düsseldorf com "apenas" 235 milhões.

Aqui não se brinca quando o assunto é Carnaval. Pode ser um negócio sazonal, mas equilibra as contas de muitos comerciantes e tem cerca de 50.000 empregos (fixos e temporários) dependentes directamente e indirectamente dele!

O único senão que se pode apontar a este "negócio" é que, para além de estar muito dependente da vontade do S. Pedro, parece ter-se tornado num "negócio exclusivo", nem toda a região, nem toda a Alemanha consegue apanhar este comboio carnavalesco! Enquanto que nas cidades fortalezas o período do Carnaval representa actualmente um pico de vendas, nas cidades vizinhas este quase passa despercebido.

 

Há quem tema que a recessão possa destabilizar estes bons resultados, mas a opinião dominante entre os vendedores é: "Segundo a nossa experiência, as pessoas não alteram drasticamente o seu comportamento de compra aquando das festas tradicionais como o Natal, Páscoa ou Carnaval! As pessoas poupam em bens do dia-a-dia, mas não no fato de cowboy do filho!" e, se por acaso, os números do Carnaval não forem assim tão bons, uma certeza fica: "o Carnaval traz às pessoas coragem e confiança e como tal dinamiza o espírito geral de compra. É, mesmo nos momentos de crise, que o Carnaval é mais necessário.

 

Fonte: Dresdner Bank, www.dresdner-bank.com

 

 

publicado por visaocontacto às 08:27
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28

.Artigos recentes

. NOVO LOCAL

. Vila do Bombarral recebe ...

. Empreendedorismo Contacto...

. Encontrão C3

. Contacto 13, solidário em...

. Carreiras: Rui Cristo (C1...

. Existências - Expo de Pin...

. Um pequeno gesto... Um gr...

. Mensagem de Natal

. Os contactos continuam a ...

. PROGRAMA CONTACTO - algun...

. Início do Contacto 14

.Edições

.tags

. todas as tags

.Contador

Amazing Counters
Oriental Trading Coupons

.Mapa Mundo

Locations of visitors to this page
blogs SAPO

.subscrever feeds