Quinta-feira, 26 de Fevereiro de 2009

Centro de Negócios

Alexandra Mota Leite | C12
 
Globally International Consulting
 
Madrid| Espanha
 
Um Centro de Negócios é uma área constituída por escritórios, salas e gabinetes, devidamente mobilados e equipados, dotada de tecnologia moderna e bem localizada, e também composta por áreas comuns, tais como recepção, salas de espera, zona de fotocopiadoras e impressoras, office e “cozinha”, etc.

Normalmente um Centro de Negócios localiza-se no centro económico-financeiro ou histórico das cidades, em zonas de prestígio e representativas. Isto dificulta a procura de locais adequados e implica custos elevados. No entanto, a tendência actual das grandes metrópoles/cidades é para a localização das empresas e de novos escritórios começar a descentralizar-se, situando-se em zonas mais periféricas (parques empresariais).

 

O Centro de Negócios está dirigido fundamentalmente a profissionais liberais, PME’s, empresas recém-criadas, que o utilizam como Sede operativa ou virtual, mas também está dirigido a grandes empresas que pretendam estabelecer as suas delegações

 

Os serviços básicos que um Centro de Negócios pode oferecer consistem em:

·  Distintas modalidades de aluguer de escritórios e gabinetes: aluguer por horas, dias, semanas, meses, ou anos, segundo as necessidades dos clientes;

· Aluguer de salas de reuniões para palestras, reuniões com accionistas, cursos de formação, entrevistas, apresentação de produtos...;

· Domiciliação de sociedades com recepção da respectiva correspondência;

· Serviços de Secretariado e Apoio Administrativo;

· Recepção e reencaminhamento de chamadas telefónicas;

· Recepção de visitas;

· Serviço de mensagens;

 

Para além destes, em alguns casos desenvolve-se também outra actividade paralela ao Centro de Negócios que se apoia na estrutura já montada  em termos tecnológicos, de pessoal e de localização, criando sinergias que se traduzem na possibilidade de oferecer serviços adicionais ao cliente. São exemplo desses serviços: assessoria económico-financeira, fiscal, jurídica, laboral, agência de publicidade e comunicação, organização de eventos, possibilidade de videoconferência, traduções, aluguer de viaturas, apoio informático, criação de páginas web, criação de logótipos, envio de faxes, reserva de voos e hotéis, catering, etc...

 

A eventual diferenciação entre os vários centros de negócios deriva da tipologia de serviços adicionais especializados oferecidos ou mesmo pela categoria do centro (económico, de luxo, com certificado de qualidade ISO...), que se reflecte nos aspectos dos serviços, das instalações, mobiliário, etc.

A forte componente de oferta de serviços é precisamente o que diferencia o Centro de Negócios de uma mera actividade de aluguer de espaços.

  

A principal vantagem para o cliente de um Centro de Negócios reside na possibilidade de iniciar a sua actividade de imediato, sem realizar elevados investimentos iniciais nomeadamente no que respeita a obras, contratação de pessoal e compra de mobiliário e equipamento, minimizando os custos fixos mensais e contando com pessoal qualificado de apoio. Qualquer profissional pode estar operacional em 24 horas a partir de um preço de cerca de 800€ mensais.

 

Em resumo essas vantagens traduzem-se em:

 

a)  Poupança em Investimentos: imobiliário, equipamentos de telecomunicações, fax, fotocopiadora, licenças de obra e construção, obras de adaptação do local;

b)  Poupança em Gastos Gerais: água, luz, aquecimento, ar condicionado, conservação e reparação de espaços e equipamentos, serviços de limpeza, serviços de segurança, apoio informático, etc.

c)  Poupança em Custos com Pessoal: selecção, formação, férias, etc., dado que o cliente paga única e exclusivamente as horas de pessoal que utilize de forma directa (redacção de cartas e apresentações, traduções, etc.)

d)  Poupança em tempo, esforço e preocupações: o cliente pode instalar-se de forma imediata e iniciar, desde logo, a sua actividade e, durante a sua ausência, não tem de preocupar-se com os problemas diários de funcionamento de um escritório. Isto permite-lhe concentrar-se apenas e totalmente na sua actividade.

  

COMPARAÇÃO DE GASTOS ENTRE UM CENTRO DE NEGÓCIOS E UM ESCRITÓRIO TRADICIONAL COM SECRETÁRIA/RECEPCIONISTA

 

INVESTIMENTO INICIAL

 

Tipo de Gastos

Escritório Tradicional com Secretária/Recepcionista

Escritório em Centro de Negócios

Depósito / Caução (a devolver)

1.200€

1.600€

1ª Mensalidade

600€

800€

Obras de adaptação do local

3.000€

0

Gastos de contrato

400€

0

Contratos de linha telefónica e Internet

900€

0

Telefax tradicional

500€

0

Fotocopiadora

3.000€

0

Mobiliário

1.500€

0

Selecção de Secretária

1.000€

0

Computador e impressora

1.500€

0

Total

13.600€

2.400€

 

Poupança de 82% dos gastos de investimento inicial no caso de escritório em Centro de Negócios.

 

 

GASTOS FIXOS MENSAIS

 

Tipo de Gastos

Escritório Tradicional com secretária/recepcionista

Escritório em Centro de Negócios

Mensalidade

600€

800€

Secretária/Recepcionista

1.000€

Conforme consumo

Serviço de limpeza

150€

0

Serviço de mantimento

100€

0

Electricidade

120€

0

Seguros

50€

0

Total

2.020€

800€ + consumos

 

Poupança de 60% dos gastos fixos mensais no caso de escritório em Centro de Negócios.

 

 

OS CENTROS DE NEGÓCIOS EM ESPANHA

 Os primeiros Centros de Negócios em Espanha foram criados nos anos 80 sendo que actualmente existem cerca de 300, segundo estimativas da Associação Espanhola de Centros de Negócios (ACN). Este é um sector atomizado, composto por uma grande maioria de centros independentes, estimando-se que 70% dos mesmos alugue as suas instalações, enquanto os restantes 30% possua instalações próprias.

 

Segundo um estudo da ACN, o tamanho médio de um centro de negócios em Espanha é de 813 m2, com uma média de 26 gabinetes e 50 empresas domiciliadas. Também segundo dados da ACN, a maioria dos clientes dos Centros de Negócios pertencem ao sector de Serviços (30%), seguido por Telecomunicações (19%) e Tecnologias (13%).

 

  

Os centros de negócios constituem uma solução óptima para as empresas já que supõe uma clara poupança de custos e de preocupações, oferecendo serviços e soluções à medida das diversas empresas. Proporcionam um ambiente de trabalho completo e eficiente, em alguns casos prestigioso, dotado de pessoal qualificado e de bons recursos tecnológicos, e oferecem ao cliente a oportunidade de começar a trabalhar de imediato, sem demoras nem elevados investimentos iniciais. Os elevados preços do aluguer tradicional de escritórios tornam-nos a solução mais conveniente para o estabelecimento de uma empresa.

 

publicado por visaocontacto às 12:17
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28

.Artigos recentes

. NOVO LOCAL

. Vila do Bombarral recebe ...

. Empreendedorismo Contacto...

. Encontrão C3

. Contacto 13, solidário em...

. Carreiras: Rui Cristo (C1...

. Existências - Expo de Pin...

. Um pequeno gesto... Um gr...

. Mensagem de Natal

. Os contactos continuam a ...

. PROGRAMA CONTACTO - algun...

. Início do Contacto 14

.Edições

.tags

. todas as tags

.Contador

Amazing Counters
Oriental Trading Coupons

.Mapa Mundo

Locations of visitors to this page
blogs SAPO

.subscrever feeds