Segunda-feira, 16 de Março de 2009

Novos Conceitos

Susana Barbeiro
Vino Asia
Estados Unidos
 

A empresa onde me encontro a realizar o meu estágio, a vinoasia.com, por si só, tem um conceito de negócio não muito comum no mercado dos vinhos. Seleccionamos vinhos exclusivos – até 500 caixas ao ano – de qualidade revelada e, por vezes, com conceitos extraordinários, que oferecemos ao mercado Japonês, através do nosso website.

O mercado Japonês é muito particular, no sentido em que tudo o que seja inferior a excelente não é aceite, ou seja, é um mercado de excelência. Actualmente, a qualidade intrínseca do vinho produzido, já não é um factor decisivo no mercado, mesmo que tenha sido um mau ano de colheita, a tecnologia instalada na produção de vinho é de tal forma elaborada, que qualquer produtor consegue, com algum esforço, controlar a maioria das variáveis (temperatura, humidade, oxigénio, etc.,...) durante o processo de produção do vinho. É mais fácil atingir um resultado final de qualidade por qualquer produtor. Desta forma, há que criar novos conceitos que, para além das AVA – American Viticultural Áreas, façam diferenciar os vinhos perante os compradores e consumidores.

Após uma semana junto dos principais fornecedores da vinoasia.com, tive a oportunidade de conhecer alguns produtores de vinhos de qualidade e que nutrem uma dedicação admirável pelo produto e o mercado. Houve essencialmente três que captaram a minha atenção, não só pela qualidade do vinho, mas, principalmente, pelos conceitos que associam ao consumo dos seus vinhos. Gustavo Thrace Winery não será completamente estranho para algumas pessos. Com efeito, para muitos o filme “Bottle shock” (www.bottleshockthemovie.com), lançado em Setembro de 2008, baseado em factos verídicos, conta a história da ascensão e reconhecimento dos vinhos californianos nos anos 70, sendo uma das personagens do filme, na realidade, Gustavo Brambila, um reconhecido winemaker da região de Napa. Aproveitando esta oportunidade, a Gustavo Thrace Winery associou-se ao filme, oferecendo vinhos produzidos por Mr. Brambila. Actualmente, o seu Chardonnay Carnero Hill de 2005 é um dos vinhos favoritos dos clientes da vinoasia.com (ebiz.netopia.com/gustavothrace). Aliás, O’Brien Estate Bart O’Brien é um apaixonado pela sua vinha e pelo seu vinho. Criou um conceito único que transforma o consumo do seu vinho numa homenagem ao romance – Romantic Portfolio, um conjunto de diferentes vinhos que representam os diferentes estágios de uma relação amorosa: Flirtation Rosé, Attraction Chardonnay, Romance of the Heart Merlot,  Seduction Bordeaux Style Blend e Reflection Late Harvest Dessert Wine. No rótulo de cada um destes vinhos, em vez da tradicional descrição, é apresentado um pequeno poema sobre o vinho e o estágio da relação que representa (www.obrienestate.com). Jaqk Cellars – Play a little Como o próprio slogan sugere, o conceito deste produtor baseia-se no jogo. Como a apresentação da empresa e o conceito sugere: We’re JAQK Cellars, a new wine company. We’re also a new type of wine company. In addition to being dedicated to making great wine, we’re also passionate about something else: play. For us, play includes the excitement of testing our luck—and tempting fate—at games of chance. It also includes getting together with friends and enjoying each other’s company. And a bottle (or two) of great wine can be quite helpful in that regard. So, go ahead. Invite a few friends over, uncork a bottle of wine, and play a little. (http://jaqkcellars.com)

 

Na minha opinião, estes novos conceitos dão uma lufada de ar fresco ao mercado do vinho, transformando o consumo do mesmo em algo mais do que foi pensado até agora, em diferentes tipos de celebração, um hino a diferentes estilos de vida adoptados pelos consumidores

tags: ,
publicado por visaocontacto às 08:10
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28

.Artigos recentes

. NOVO LOCAL

. Vila do Bombarral recebe ...

. Empreendedorismo Contacto...

. Encontrão C3

. Contacto 13, solidário em...

. Carreiras: Rui Cristo (C1...

. Existências - Expo de Pin...

. Um pequeno gesto... Um gr...

. Mensagem de Natal

. Os contactos continuam a ...

. PROGRAMA CONTACTO - algun...

. Início do Contacto 14

.Edições

.tags

. todas as tags

.Contador

Amazing Counters
Oriental Trading Coupons

.Mapa Mundo

Locations of visitors to this page
blogs SAPO

.subscrever feeds