Quarta-feira, 18 de Março de 2009

O sonho pode também ser Português

Helena Silva | C12

Cisco Systems

San Jose, E.U.A.

O meu contributo ou artigo de opinião, como lhe queiram chamar, é mais uma dissertação onde espero deixar os leitores a pensar no que fizemos, fazemos e estamos a pensar fazer.

A crise está instalada e quanto a isso não há qualquer dúvida mas será esse um motivo suficiente para «baixarmos os braços»?

A mensagem que quero passar é que já chega de nos desculparmos que somos “pequenos” e por isso não conseguimos chegar a lado nenhum. Recuso-me a utilizar esse argumento, porque “os pequeninos” chegam onde chegam “os grandes”. E nada melhor do que uma altura de crise para mostrarmos o que valemos!

Vamos olhar para os bons exemplos. Não é uma questão de copiar mas sim, de aprender com eles. O mercado em que estou inserida é a maior economia mundial, mas se o é hoje,  é porque já trabalhou muito para sê-lo e isso nota-se na cultura, nos valores e nos hábitos. Ora vejamos, neste momento em que a crise começa a chegar aos lares americanos:

Começando pela Comunicação Social, assiste-se a mensagens de incentivo, ou melhor, de ajuda em que desafiam as pessoas a utilizar as formas mais criativas para poupar dinheiro.

No que respeita ao Governo Americano, a minha percepção é que actua como entidade responsável pelos acontecimentos mas também educativa, no que se refere à sua população. Uma das medidas que tem vindo a insistir cada vez mais é o tão falado, teleworking. Este conceito sugere que as pessoas trabalhem a partir de casa e que desta forma, poupem dinheiro, nomeadamente em gasolina. Assim, não só os trabalhadores ficam a ganhar em termos monetários e de qualidade de vida, como também as empresas conseguem reduzir alguns dos seus custos variáveis imputados ao espaço que é destinado aos trabalhadores. A acrescer a tudo isto, o Governo consegue ainda reduzir o seu défice moral para com o ambiente. Este é naturalmente um pequeno exemplo, em muitos, mas que mostra qual a postura perante a crise. Não basta dizer que podemos poupar dinheiro, é também papel dos nossos governadores, sugerirem quais as melhores formas para alcançarmos esse  objectivo.

Passando agora para a população geral, estaria a mentir se dissesse que se nota uma diferença radical nos hábitos, mas a verdade é que as pessoas com quem tenho contacto mostram preocupação com a crise e tomam medidas para reduzir os seus gastos habituais, como por exemplo, mudar de casa como forma de reduzir o custo suportado com a renda. À parte disso, tendem a fazer um esforço maior a nível profissional, uma vez que sabem que em períodos como este, os postos de trabalho são substancialmente mais vulneráveis. No entanto, não estão constantemente a falar sobre o assunto nem têm uma atitude mais pessimista perante a vida porque o país, ou o Mundo, está em crise.

O que quero com isto dizer, é que Portugal tem mentes brilhantes, muito boas ideias, muitos bons projectos que já mudaram o mundo, e acima de tudo profissionais competentes e trabalhadores, apesar dos estudos relativos à má produtividade que a comunicação social publica recorrentemente. Temos apenas pouca confiança e uma baixa auto estima. Penso que não vale a pena referir novamente todos os “bons-feitores” na divulgação do nome do nosso país, nem os projectos com enorme sucesso além fronteiras, nem tão pouco as inúmeras empresas portuguesas que têm presença internacional em vários mercados.

 

O facto de vir trabalhar para o estrangeiro só fez com que reiterasse a minha opinião quanto ao nosso país e à nossa cultura. Temos todos os ingredientes para fazer um bom trabalho, falta-nos apenas mudar mentalidades. Sair da casca! Porque o American Dream pode ser também o Sonho Português...

publicado por visaocontacto às 09:00
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28

.Artigos recentes

. NOVO LOCAL

. Vila do Bombarral recebe ...

. Empreendedorismo Contacto...

. Encontrão C3

. Contacto 13, solidário em...

. Carreiras: Rui Cristo (C1...

. Existências - Expo de Pin...

. Um pequeno gesto... Um gr...

. Mensagem de Natal

. Os contactos continuam a ...

. PROGRAMA CONTACTO - algun...

. Início do Contacto 14

.Edições

.tags

. todas as tags

.Contador

Amazing Counters
Oriental Trading Coupons

.Mapa Mundo

Locations of visitors to this page
blogs SAPO

.subscrever feeds