Domingo, 13 de Maio de 2007

Aposta na INOVAÇÃO

 Gonçalo Santos, Altran, Levallois-Perret, França.

 

 

Innovation is hardly an obstacle for companies. Over the years, it has become the foundation of their strategies. Through innovation, a product or service sets itself apart from the competition and sets the stage for growth.

Reconhecida mundialmente por ser uma das empresas que mais aposta na inovação e sendo um empregador de referência, a Altran é por si só um mundo a explorar. Actualmente, com mais de 17 000 empregados em mais de 20 países, desde a Europa, Ásia, Brasil aos Estados Unidos, é uma empresa que passa por um processo de reestruturação gigante e eu tenho a sorte de estar no meio desse processo. Empenhada em unificar as várias empresas e os processos comuns nos inúmeros escritórios por todo o mundo, é também visionária, na minha opinião, por aproveitar as sinergias oriundas da dimensão do grupo e da sua distribuição geográfica sem descurar a flexibilidade e particularidades de cada uma das pequenas empresas com que o grupo foi crescendo (a política expansionista deu-se por aquisições de empresas de excelência nos diversos mercados globais). Actualmente, urge a necessidade de melhorar os processos internos, standardizar políticas comuns e aproveitar a base tecnológica que pode ser adoptada pelas várias empresas do grupo para reduzir custos e maximizar a produtividade interna. Sendo uma empresa cuja maior unidade de negócio é a vertente de consultadoria tecnológica, é crucial dotar todos os consultores e administrativos das ferramentas correctas e de plataformas que melhorem o processo de gestão de uma empresa cujas línguas, culturas e processos são fortemente heterogéneos. Este binómio entre standardização (facilidade de gestão global) e particularização (flexibilidade empresarial e adaptação a novos ambientes e necessidades) é um dos mais complexos e mais interessantes tópicos desta aventura.

Actualmente, encontro-me na equipa de Gestão dos Sistemas de Informação e a minha responsabilidade passa por conhecer em detalhe toda a nova infra-estrutura tecnológica que está a ser disponibilizada as empresas do grupo, formar os novos utilizadores, apresentar a nova solução do ponto de vista dos utilizadores, perceber os resultados deste esforço a nível mundial e numa fase posterior, pela colaboração no desenvolvimento da nova plataforma de trabalho colaborativo. Este, será um dos pilares da nova solução tecnológica do Grupo Altran.

"If you are lucky enough to have lived in Paris as a young man, then wherever you go for the rest of your life, it stays with you, for Paris is a movable feast." - Ernest Hemingway

Não preciso de vos dizer que Paris é uma cidade encantadora, romântica, viva e recheada de eventos pois bastaria lerem um folheto da cidade das luzes para ficarem a saber. Mas posso dizer-vos as pequenas coisas que adoro nesta cidade; os pequenos piqueniques solarengos no parque mesmo ao lado da minha casa, o jogging nocturno pela cidade e parar numas das pontes do Sena para apreciar o cintilar da torre Eiffel, dos franceses sempre com a sua orgulhosa baguette debaixo do braço, dos restaurantes típicos na Cité de Paris onde alguns datam depois de 1680, da soberba vista do topo da torre de MontParnasse, do meu esforço em compreender e falar esta língua que ainda não domino, de ligar o rádio e ouvir alguns dos grandes clássicos franceses, de parar na estação de 7 andares de St. Lazares e ver a correria louca de alguns dos 12 milhões que aqui habitam, de visitar os castelos onde viveram os grandes Reis e Imperadores e compreender a expressão – à grande e à Francesa, de sentir o cheiro a pão quente e croissants logo pela manhã nas inúmeras Pâtisseries e Boulangerie, de testemunhar os pedidos de casamento na Pont des Arts, de visitar as pequenas galerias de arte espalhadas por Montmarte, de sair à noite e saber que vai ser uma loucura conseguir encontrar um táxi para voltar para casa, de perder-me pela cidade e encontrar um novo recanto e um novo pedaço da cidade para descobrir. Não haja dúvidas, Paris irá acompanhar-me para sempre nas minhas memórias.

 

publicado por visaocontacto às 16:19
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28

.Artigos recentes

. NOVO LOCAL

. Vila do Bombarral recebe ...

. Empreendedorismo Contacto...

. Encontrão C3

. Contacto 13, solidário em...

. Carreiras: Rui Cristo (C1...

. Existências - Expo de Pin...

. Um pequeno gesto... Um gr...

. Mensagem de Natal

. Os contactos continuam a ...

. PROGRAMA CONTACTO - algun...

. Início do Contacto 14

.Edições

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds