Sexta-feira, 28 de Março de 2008

Ainda há esperança.

Carlos Silva

Elan Pharmaceuticals

São Francisco

E.U.A.

Descrita por Hipócrates como melancolia, tristeza, indiferença e falta de vontade de viver a realidade do dia-a-dia, podendo eventualmente conduzir ao suicídio, a Doença de Parkinson é uma doença depressiva conhecida da medicina há mais de 2000 anos.

Actualmente consideram-se múltiplas formas de depressão. Na população em geral, a doença depressiva está estimada em valores na ordem dos 40%, no entanto torna-se difícil  perceber esta incidência pois existem formas de reagir às contrariedades da vida que, sendo essencialmente depressivas, não constituem doença que necessite tratamento. Estas formas de depressão surgem, em geral, como resultado de um desgosto, mas podem ser igualmente relacionadas com o surgir de outras doenças. É natural verificar-se uma reacção negativa em alguém que esteja de boa saúde e de repente adoeça, o que se verifica no caso da doença de Parkinson.

O sentimento dominante é o de revolta. A sensação de injustiça por parte da natureza por ter sido escolhido para ter essa doença leva o doente a ser dominado por ansiedade, insónias e irritabilidade que afecta as suas relações com a família. Esta reacção depressiva estende-se ao agregado familiar pois uma doença crónica numa família é igualmente uma doença da estrutura social que é a família. A lentidão de movimentos, a súbita paralisia muscular e a perda de expressão facial surgem como primeiros sintomas e que podem ser confundidos, inicialmente, com falta de iniciativa, sendo que o doente pode ser erradamente diagnosticado como depressivo sem o estar. As modificações químicas resultantes do processo degenerativo que é a doença de Parkinson não só afectam regiões motoras, como também afectam regiões cerebrais implicadas na génese dos sintomas depressivos, portanto é importante tratar ambas as situações, pois uma melhoria na condição motora conduz naturalmente a uma melhoria na condição psicológica do doente, recorrendo a uma medicação eficaz.

Basicamente, é a formação de agregados de proteínas que está na génese das doenças degenerativas como a doença de Parkinson.  O objectivo torna-se, então, em produzir fármacos que actuem de forma a evitar a formação destes agregados.

Encontro-me em San Francisco a realizar o meu estágio na empresa Elan Pharmaceuticals, cujo alvo de estudo de investigação são as doenças neurodegenerativas como a doença de Alzheimer, a Esclerose Múltipla e a doença de Parkinson. No mercado farmacêutico existem já à venda produtos desenvolvidos por esta empresa, sendo os mais conhecidos: “Tysabri” – utilizado para tratamento de certas formas de Esclerose múltipla; e “PRIALT” – analgésico eficaz para alívio da dor aguda em doenças crónicas. O meu projecto de investigação na empresa relaciona-se directamente com o estudo da doença de Parkinson e os mecanismos que conduzem a esta doença, realizando experiências com determinadas proteínas que estão directamente envolvidas com a formação de agregados em que a sua acumulação conduz as respostas celulares como a degeneração de determinados tipos de neurónios (dopaminérgicos).

A experiência de trabalhar numa empresa fora do país tem um valor sem precedentes, pois adquirem-se métodos de trabalho que normalmente não se adoptariam. Por muito boa que seja a formação académica, acaba por ser insuficiente comparativamente à formação que se obtém após engrenar num ambiente empresarial e industrial com objectivos que levam à criação de produtos de utilidade pública.

publicado por visaocontacto às 12:00
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28

.Artigos recentes

. NOVO LOCAL

. Vila do Bombarral recebe ...

. Empreendedorismo Contacto...

. Encontrão C3

. Contacto 13, solidário em...

. Carreiras: Rui Cristo (C1...

. Existências - Expo de Pin...

. Um pequeno gesto... Um gr...

. Mensagem de Natal

. Os contactos continuam a ...

. PROGRAMA CONTACTO - algun...

. Início do Contacto 14

.Edições

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds