Quarta-feira, 11 de Junho de 2008

Contacto Romeno

   Gisela Morais - Consulgal, Bucareste - Roménia.

 

 

Quando se concorre ao programa INOV Contacto cada um tem o seu objectivo. Uma mudança na vida profissional, a oportunidade de conhecer outras realidades ou tantos outros motivos. Depois, caso se seja aceite para o programa, os pensamentos vão mais alto. Todos queremos coisas diferentes, uns preferem ficar mais perto de casa, outros querem explorar um mundo infinito de possibilidades - Para onde vou? E qual empresa? Claro que todos queremos que seja uma óptima empresa, de preferência conceituada e, idealmente, que nos possa assegurar um futuro após o programa. Quanto mais não seja desejamos que nos calhe uma empresa que nos dê capacidades de evolução que, eventualmente, não teríamos noutras…

 

Ser contemplada com a Consulgal foi uma surpresa! Não conhecia a empresa, mas logo soube que ocupava um lugar de destaque em Portugal na consultoria de engenharia e gestão. É uma empresa com subsidiárias em alguns pontos do globo (Brasil, Macau, Hungria, Angola), além das existentes em Portugal e eu acabei por ser colocada na  Roménia. Ficar na Europa não era das minhas preferências, mas as oportunidades agarram-se e não se deixam fugir!

 

A Consulgal Proiect (subsidiária da Consulgal na Roménia) existe desde 2003. Em 2005 e 2006 começa a ganhar alguns projectos de menor dimensão. Mas em 2007 consegue finalmente dois dos maiores projectos em desenvolvimento na Roménia: os serviços de fiscalização do troço Bucureşti – Ploieşti (60 km) da auto-estrada Bucureşti – Braşov (que é o primeiro troço da ligação Bucureşti – Braşov – Borş, entre a capital romena e a Hungria, sendo uma das principais vias de comunicação desta região); e os serviços de fiscalização da via rápida com 4 faixas Sebeş – Turda, na região da Transilvânia, que servirá de acesso à auto-estrada referida anteriormente.

 

A Roménia viveu até 1989 num regime comunista liderado por Ceauşescu, que deixou profundas marcas em todos os sectores da economia e por esse motivo, foram criados programas para ajudar países da Europa Central,  Oriental e não só, a atingir as condições necessárias para a adesão à EU. Estes programas foram usados na Roménia na sua fase de pré-adesão: o Programa PHARE, que providencia fundos para a construção de instituições; o ISPA que possibilita o investimento nos meios de transporte e nas infra-estruturas ambientais e o SAPARD, um programa de apoio da agricultura e do desenvolvimento rural. Finalmente em 2007, a Roménia entrou na União Europeia, mas apesar de ter os critérios necessários para a adesão, os seus níveis de desenvolvimento estão muito abaixo da média europeia. Este grande investimento com fundos comunitários implica, de certo modo, uma ‘invasão’ por parte de empresas estrangeiras. Só empresas portuguesas são mais de 300. Talvez devido à língua (que tem origem no latim), sendo bastante parecida com o português, mas também com o espanhol, o italiano e o francês, o que facilita bastante a comunicação a pessoas provenientes destes países.

 

Porém, nem tudo são rosas e ainda há diversos factores locais que dificultam o progresso desta região, como por exemplo o período demasiado longo (pode ultrapassar facilmente os 2 anos) entre o anúncio do lançamento de um concurso e a assinatura do contrato final, além da grande instabilidade institucional.

Verifica-se que o pessimismo, devido a tempos conturbados, permanece mesmo depois de quase 20 anos da queda do comunismo.

 

A Roménia tem grandes potencialidades para se desenvolver tanto a nível económico como turístico, mas é preciso que os romenos deixem!

Afinal também eles têm a ‘dor’* da saudade…

 

*’Dor’ em romeno significa precisamente o mesmo que a nossa ‘saudade’

publicado por visaocontacto às 11:23
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28

.Artigos recentes

. NOVO LOCAL

. Vila do Bombarral recebe ...

. Empreendedorismo Contacto...

. Encontrão C3

. Contacto 13, solidário em...

. Carreiras: Rui Cristo (C1...

. Existências - Expo de Pin...

. Um pequeno gesto... Um gr...

. Mensagem de Natal

. Os contactos continuam a ...

. PROGRAMA CONTACTO - algun...

. Início do Contacto 14

.Edições

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds