Quarta-feira, 3 de Setembro de 2008

O Padrinho Contacto

 

 

   Ana Amial  |  C12

 

Mota Engil

Moçambique

 

 

 

Estou em Maputo há um pouco mais de um mês e já posso dizer que o fascínio pelo país cresce à medida que os dias passam. As diferenças entre a Europa que conheço e a África que vou descobrindo todos os dias são enormes. A aprendizagem de uma nova cultura ganha aqui novos contornos, pois tudo se faz e tudo acontece de forma diferente e tudo que até agora era dado como básico e assegurado deixa de o ser e é visto com outros olhos.

 

Moçambique é um dos países mais pobres do mundo, onde 70% da população vive abaixo do limiar da pobreza e a esperança média de vida ronda os 30 anos. Uma em cada 7 pessoas está infectada com o vírus HIV/SIDA, num total bem perto de 1,3 milhões de pessoas, em grande parte devido ao facto de a sociedade moçambicana ser predominantemente polígama.

 

Num país onde a educação é extremamente deficitária e, consequentemente, o analfabetismo é muito elevado, a informação sobre o HIV/SIDA é constantemente deturpada e os cuidados com a saúde são praticamente nulos. É neste contexto que o número de crianças órfãs atinge o meio milhão.

 

Quando nos deparamos com este cenário, é impossível não pensar no que nos é possível fazer para tentar ajudar, apesar de toda a ajuda que pudermos dar, ser, com toda a certeza uma “gota no oceano”. Foi com este espírito que eu e os meus colegas contacteantes tomamos a iniciativa de, em conjunto com a organização Um Pequeno Gesto, Uma Grande Ajuda, apadrinharmos seis crianças de Xai-Xai num projecto chamado “A Escolinha do André”. Esta é uma organização não governamental com uma equipa de voluntários muito reduzida, tendo apenas um representante em Maputo, que faz o que pode no pouco tempo livre que tem. A Escolinha do André é uma escola completamente gratuita para “meninos da rua”, desde a pré-escola até à 5ª classe.

 

Como já referi, estou em Moçambique há pouco mais de um mês e já posso dizer que esta é e será a experiência mais enriquecedora, acima de tudo uma experiência de vida.

 

publicado por visaocontacto às 09:00
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28

.Artigos recentes

. NOVO LOCAL

. Vila do Bombarral recebe ...

. Empreendedorismo Contacto...

. Encontrão C3

. Contacto 13, solidário em...

. Carreiras: Rui Cristo (C1...

. Existências - Expo de Pin...

. Um pequeno gesto... Um gr...

. Mensagem de Natal

. Os contactos continuam a ...

. PROGRAMA CONTACTO - algun...

. Início do Contacto 14

.Edições

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds