Quinta-feira, 29 de Janeiro de 2009

El pueblo en el que nunca pasaba nada

Nádia Borges Duarte | C12
Sogrape Vinhos
Jerez de la Frontera | España
 

Muitos dizem que a vida é para ser levada com boa disposição, e o mesmo se pode ao Marketing. O humor, ou até mesmo a ironia, são cada vez mais utilizados em diferentes campanhas de marketing como forma de despertar a atenção.

Miravete de la Sierra é um exemplo de uma campanha de comunicação original, utilizando a actual tecnologia. Em www.elpuebloenelquenuncapasanada.com, Cristóbal faz-nos uma visita virtual por esta pacífica aldeia da província de Aragón. Como em mais uma metrópole o stress aqui também existe, mas é tomado com bastante mais calma. Desde a hora de ponta para se comprar o pão até ao novo corte de cabelo de Angél, nomeado o acontecimento do ano, tudo é vivido vagarosamente já que ali “el tiempo no pasa ni adelantando la hora”.

 

Esta página não se limita apenas a dar a conhecer humoristicamente Miravete enquanto aldeia, mas também o seu aglomerado populacional de 12 pessoas, efectuar reservas no hotel rural, comprar merchandising, como miniaturas dos habitantes, fazer doações para a recuperação do telhado da igreja (com eleição da telha a doar) chegando a oferecer actividades lúdicas tal como o “1º Open de ordenho de cabras virtual”.

A aposta surgiu da agência de publicidade Shackleton, anteriormente destacada por campanhas igualmente arrojadas (www.shackletongroup.com). Apostando no poder da Internet e nas novas tendências de marketing interactivo, a Shackleton, ofereceu esta campanha publicitária com o intuito de experimentar uma nova forma de comunicação e, consequentemente, promover esta tão desertificada aldeia.

El pueblo en el que nunca pasa nada poderá ser um óptimo benchmark a aplicar às muitas miravetes de Portugal. Cada vez a desertificação rural é mais profunda, deixando pequenos tesouros da natureza esquecidos ao mundo. Voltar a povoá-las é bastante difícil pelas condições que oferecem, contudo as mesmas características tornam-nas únicas como oferta turística. Um dos grandes critérios na eleição de destino de férias é, precisamente, o mais autêntico, o inexplorado e, sobretudo, o sossego. Surge, então, uma oportunidade única de alargar a oferta turística portuguesa de uma forma sustentada, mostrando as suas raízes, e de reabilitar as imensas aldeias perdidas no interior do país. Tudo isto aliando o mais actual marketing, tanto relacional como interactivo assim como web design e design criativo, no qual temos bastante mérito.

Com a participação de todos os habitantes, Miravete contou com 23.000 visitas apenas nos primeiros dias de campanha. A juntar os seus anúncios publicitários, el pueblo en el que nunca pasa nada já começou a receber a agitação turística característica da vontade desenfreada de viver tudo ao segundo, já que ali, para conhecer caras novas bastam apenas 12 segundos.

 

Anúncios publicitários:

http://www.youtube.com/watch?v=hxhm3i3-7fw

http://www.youtube.com/watch?v=GAPGFv6NfKM&NR=1

http://www.youtube.com/watch?v=0u9hB9Lw070&feature=related

publicado por visaocontacto às 20:00
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28

.Artigos recentes

. NOVO LOCAL

. Vila do Bombarral recebe ...

. Empreendedorismo Contacto...

. Encontrão C3

. Contacto 13, solidário em...

. Carreiras: Rui Cristo (C1...

. Existências - Expo de Pin...

. Um pequeno gesto... Um gr...

. Mensagem de Natal

. Os contactos continuam a ...

. PROGRAMA CONTACTO - algun...

. Início do Contacto 14

.Edições

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds