Sábado, 28 de Fevereiro de 2009

...

Bernardo Lago Cruz | C12

Critical-Links

Nova Deli | India

 

 

A crise financeira, a crise económica, a crise social, a grande crise de valores são na Índia um fenómeno interligado mais com a própria cultura Indiana do que com a massificação de comportamentos encontrados no Resto do Mundo.
A realidade Indiana é caracterizada pela existência de centenas de diferentes dialectos, dezenas de religiões e mais de 1 bilião de pessoas a viverem unidos pela mesma nação.·Sendo assim deixo aqui 4 paralelismos entre a crise na Índia e a crise Mundial.

 - A Crise Social 

 14 milhões de pessoas partilhando 80Km2A Crise Social no contexto indiano é no ponto de vista ocidental aquela que é mais brutal, o panorama em Nova Delhi é de uma cidade a rebentar pelas costuras onde o trânsito caótico e o lixo espalhado pelas ruas são aliados a uma pobreza extrema. A Índia goza do estatuto de uma democracia, mas o sistema de estratificação social das castas ainda vigora na sociedade indiana, sendo a cor da pele um factor de descriminação social presente. Quem nasce pobre morre pobre, dia após dia, sol após sol os sem-abrigo e waste pickers reúnem-se junto de montanhas gigantes de lixo para proceder à separação deste e a casta mais pobre (Os Intocáveis) muitas vezes é desmembrada intencionalmente pela Mafia Organizada de Delhi com vista a poderem ser uma fonte de rendimentos.

Em cada semáforo dezenas de miúdos carregando cocos, mangas, bananas, balões, livros e peluches assediam os turistas com um comum brilho nos olhos e sorrisos irresistíveis. Os rickshaws manuais são confinados maioritariamente à população idosa, que carrega turistas e mercadorias O choque cultural é incontornável no que toca ao comum ocidental que visita a Índia pela primeira vez. A realidade é que a cultura indiana é muito diferente da nossa, o que para nós é considerado desumano para os indianos é considerado normal, a vida e a morte têm um sentido muito distinto quando comparados com os da sociedade Judaico-Cristã. Mas uma questão permanece, imaginem como seria a interacção social se toda a população de Portugal estivesse concentrada em 80Km2?

  

2. A Crise Económica – Baksheesh, o suborno honesto

 

A crise económica que se vem a sentir no mundo deriva de múltiplos factores, factores esses que pertencem a relações desenvolvidas sobretudo entre países ocidentais. No que toca às relações económicas dos diversos agentes no espectro indiano, é de notar que as relações estabelecidas entre eles não foram baseadas na lei da concorrência perfeita. Os contratos e relações estabelecidos são efectuados com base em relações pessoais e contratos paralelos, há uma maneira própria de fazer negócio, onde o dinheiro debaixo da mesa é mais importante do que a viabilidade económica do negócio.

Outra curiosidade no mundo económico indiano prende-se com o chamado Black Money. Segundo o Swiss Bank a Índia tem aproximadamente 1500 milhões de dólares não declarados, depositados na Suiça (em segundo lugar vem a Rússia com 3 vezes menos). Esse dinheiro deriva, principalmente, de contratos paralelos. Os baksheesh como  são abertamente chamados os subornos, contribuem para que a pesada burocracia deixe de ser uma presilha para a economia Indiana.

O baksheesh é, de certo modo, uma forma aberta e “honesta” de corrupção, já que toda a população indiana conhece o seu poderoso significado.

Assim, a crise económica mundial é menos sentida na Índia, visto que as decisões são baseadas na tradição indiana e menos afectadas com o desenrolar da economia Mundial.

 

3. A Crise Financeira – Proteccionismo Salvador

 

A crise financeira é aquela que mais se pode sentir face às outras. A interligação dos mercados mundiais faz com que seja impossível não sentir os efeitos negativos vindos da economia americana e consequentemente da economia ocidental. Mas, mais uma vez, é fácil demonstrar que a Índia é um país que se encontra protegido neste campo, visto que a lei Indiana obriga as empresas estrangeiras que operam naquele país a possuírem capital indiano. Sendo assim, em alturas de crise, o mal-amado proteccionismo indiano ao capital estrangeiro protege as empresas indianas.

Ao observar o pânico gerado pela onda de desemprego nas famílias face à fuga dos capitais estrangeiros de Portugal, questiono-me se Hugo Chavez tinha razão ao proteger o próprio país de decisions makers estrangeiros que só têm em conta factores financeiros em detrimento do contributo e know how gerado pelo sector secundário do país.

 

4. A Crise Generalizada de Valores – medo/consumo vs amor/ carpe diem

 

Para a maior parte da população ocidental, a realidade mundial é lida através dos meios de comunicação social. Neste momento ligamos a TV ou internet e somos bombardeados por múltiplos actos de violência, morte e fome, com publicidade pelo meio, havendo uma cultura de medo/consumo associada. Visto que há uma crise económica e financeira generalizada, o consumo sofre mudanças, as pessoas já não conseguem comprar aquilo que os media publicitam, porque os bancos não lhes financiam o capital de que necessitam. Existe assim um vazio, provocado pela desgraça e violência que nos é imposta pelos media,  e que aumenta de dia para dia quando não temos aquele sentimento de bem-estar ao comprarmos um carro,   telemóvel ou qualquer bem material.

Na Índia não existe uma crise generalizada de valores, a maior parte da população não tem tempo nem condições para ser brainwashed pelos media, a pobreza e o ramerrame do dia a dia, fazem as pessoas viverem o momento de coração aberto, sem medos nem receios, prontos a encontrar felicidade e harmonia em pequenos prazeres que para nós ocidentais são dados adquiridos.

 

Namasted

 

 

 

publicado por visaocontacto às 00:22
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28

.Artigos recentes

. NOVO LOCAL

. Vila do Bombarral recebe ...

. Empreendedorismo Contacto...

. Encontrão C3

. Contacto 13, solidário em...

. Carreiras: Rui Cristo (C1...

. Existências - Expo de Pin...

. Um pequeno gesto... Um gr...

. Mensagem de Natal

. Os contactos continuam a ...

. PROGRAMA CONTACTO - algun...

. Início do Contacto 14

.Edições

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds