Terça-feira, 10 de Março de 2009

Oportunidades na Economia Mexicana

Margarida Grácio | C12
National Business Brokers
Cidade do México | México
 

O México encerra o ano num clima de incerteza e com sinais de risco em diversos campos.   Existe uma preocupação crescente e justificada em relação à situação económica da sociedade mexicana, entre outras razões, pela diminuição do envio de remessas dos trabalhadores Mexicanos nos Estados Unidos, situação que afectará a situação económica das famílias mexicanas e consequentemente o seu consumo. O panorama torna-se mais desanimador quando se observam os índices de desemprego esperados. Qualquer empresa querendo manter a sua rentabilidade usará a medida mais efectiva para esse fim que será o de reduzir a sua força laboral, conseguindo, assim, baixarr os seus custos. Por outro lado, a dificuldade de acesso a financiamento junto da banca por parte das pequenas e médias empresas,  coloca-as numa situação financeira difícil, sem solução à vista.

 

Face a esta situação actual, o Governo  viu-se obrigado a tomar medidas urgentes e elaborou um plano para fazer face à crise instalada.  O plano apresenta 5 medidas principais: aumentar os gastos públicos em infra-estruturas de forma a estimular o crescimento; mudança nas regras de gastos em infra-estruturas por parte do sector público; construção de uma nova refinaria no país; criação de um programa de apoio às pequenas e médias empresas; e estabelecimento de um novo programa de desregulação e diminuição da carga tributária de forma a tornar mais competitivo o sistema produtivo nacional.

 

A dúvida que se coloca é, em que medida, estas decisões se apresentarão eficazes, e serão suficientes para evitar a recessão. Focando o mercado de M&A no qual está inserida a empresa onde actualmente me encontro e mais especificamente a média e pequena empresa mexicana, a presente situação económica obrigará a que o empresário elabore uma analise rigorosa dos seus recursos, identifique claramente os seus pontos fortes e fracos, a fim de determinar a sua capacidade de aproveitar as oportunidades e defender-se das ameaças. Uma das soluções para o crescimento e desenvolvimento passará pela fusão de empresas, o que permitirá uma redução de custos e um aumento de receitas. Perante a situação financeira presente, muitas destas pequenas e médias empresas se verão obrigadas a vender, o que se apresenta como uma oportunidade para as empresas que se encontram numa boa situação financeira e que pretendem expandir as suas operações.

 

Da análise do presente panorama, um pensamento devemos manter sempre:  em tempos de crise existem sempre oportunidades.

publicado por visaocontacto às 08:00
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28

.Artigos recentes

. NOVO LOCAL

. Vila do Bombarral recebe ...

. Empreendedorismo Contacto...

. Encontrão C3

. Contacto 13, solidário em...

. Carreiras: Rui Cristo (C1...

. Existências - Expo de Pin...

. Um pequeno gesto... Um gr...

. Mensagem de Natal

. Os contactos continuam a ...

. PROGRAMA CONTACTO - algun...

. Início do Contacto 14

.Edições

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds